• Carregando...

Depois de uma sequência de nove jogos sem vitória, o Figueirense emplacou na noite desta quarta-feira seu segundo triunfo seguido no Brasileirão ao aplicar 3 a 0 no apático Flamengo, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Clayton, autor de dois gols, foi o grande nome da partida, válida pela 30ª rodada.

As duas vitórias consecutivas vieram em boa hora para o time catarinense, que conseguiu deixar a zona de rebaixamento. Saltou da 18ª para a 15ª colocação, agora com 34 pontos. Já o Flamengo, sem Paolo Guerrero, estacionou nos 44 pontos, mais distante do G4.

O atacante peruano ficou de fora porque defendeu sua seleção na derrota para o Chile, na noite de terça-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Nesta quarta, ele não ficou nem no banco de reservas. Paulinho, Emerson e Kayke formaram o trio ofensivo rubro-negro.

O jogo

A paralisação do Brasileiro fez bem ao Figueirense. Efetivado no fim de setembro, o técnico Hudson Coutinho teve tempo para ajustar a equipe, deixando-a mais próxima do que era sob o comando de Argel Fucks. E, jogando no estilo do seu ex-treinador, o Figueira esbanjou preparo físico e forte marcação nos primeiros minutos.

O ímpeto dos anfitriões rapidamente se transformou em pressão. Foram duas boas chances de gol em menos de dez minutos de jogo. De um lado, o Figueirense tentava acelerar a partida. Do outro, o Flamengo queria cadenciar. E, neste duelo de estratégias, o time catarinense levou a melhor ao alcançar seu objetivo aos 21 minutos. Clayton tabelou com Yago, após erro da defesa carioca, e bateu na saída de Paulo Victor: 1 a 0.

Somente a conversa de Oswaldo de Oliveira no intervalo fez o Flamengo entrar no jogo no segundo tempo. As duas boas oportunidades criadas nos primeiros minutos aumentaram a expectativa da torcida carioca. Mas foi apenas um rompante dos visitantes. Paulinho estava apagado e Emerson representava a apatia de toda a equipe. Somente Kayke tomava iniciativa no ataque rubro-negro.

Enquanto o Flamengo penava para agilizar meio-campo e ataque, o Figueirense encontrava brechas para ameaçar o gol de Paulo Victor. E, num avanço de Juninho pela esquerda, a defesa carioca dividiu na pequena área e Clayton, bem posicionado, só cutucou para as redes, aos 20 minutos.

Diante de tal desvantagem, Oswaldo resolveu sacar Emerson e Paulinho. Colocou Almir e Gabriel em campo e o Flamengo ganhou consistência no meio, porém, sem criar chances mais agudas.

Nos minutos finais, o Figueirense contava com Thiago Santana, Dudu e Clayton no ataque, envolvendo o rival também no campo de defesa. No ataque, Clayton lançou Leandro Silva pela direita e, depois de um erro feio da zaga rubro-negra, Dudu aproveitou a oportunidade e teve calma para finalizar no canto e sacramentar a segunda vitória seguida do Figueirense no Brasileirão.

Os catarinenses tentarão o terceiro triunfo no fim de semana, no clássico local com o Joinville, sábado, na casa do rival. O Flamengo vai receber o Internacional, domingo, no Maracanã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]