• Carregando...
Jogadores do Flamengo e do Corinthians protestam antes da partida vencida pelo time carioca por 1 a 0 | Rudy Trindade-Folhapress
Jogadores do Flamengo e do Corinthians protestam antes da partida vencida pelo time carioca por 1 a 0| Foto: Rudy Trindade-Folhapress

Assim como nos jogos Vasco x Cruzeiro e Atlético-MG x Goiás, no sábado, os atletas que participaram das partidas iniciadas às 17h de domingo (Flamengo x Corinthians, Atlético x Náutico, Ponte Preta x Grêmio e Santos x Fluminense) sentaram em campo antes do apito inicial. No jogo do Maracanã, o ato foi filmado pelo enviado especial da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior. Veja o vídeo abaixo:

Essa atitude é um protesto do Bom Senso F.C., movimento dos jogadores que pressiona a CBF a aplicar mudanças no futebol brasileiro, como alterar o calendário dos campeonatos de 2015 e criar o fair play financeiro.

Nas suas posições no gramado, os jogadores ficaram sentados por cerca de 30 segundos. Depois, os jogos começaram normalmente. No sábado os atletas de Criciúma e Vitória protestaram de maneira diferente. Eles ficaram trocando passes, sem combatividade, nos primeiros segundos do duelo.

CBF diz estar trabalhando por mudanças Diante dos novos protestos, a CBF divulgou um comunicado na tarde deste domingo para dizer que está trabalhando para promover mudanças no futebol brasileiro, como a adoção do fair play financeiro (punição para clubes devedores). A entidade, no entanto, não se posicionou sobre as recentes manifestações dos jogadores.

Até agora, o Bom Senso já realizou três protestos no Brasileirão na 30ª, 34ª e 36ª rodadas, para mostrar a união do movimento e tentar atrair a atenção da CBF para suas reivindicações. Na primeira manifestação, os jogadores dos dois times deram um abraço coletivo antes dos jogos. Na segunda, ficaram de braços cruzados por um breve período após o apito inicial. E agora resolveram ficar sentados no gramado, de braços cruzados.

Diante da nova mensagem do Bom Senso - "agora sentamos para esperar a resposta da CBF", avisou o grupo -, a entidade resolveu se manifestar neste domingo. Em seu comunicado, não cita o movimento dos jogadores e nem as manifestações nos jogos do campeonato nacional, mas ressalta o "momento particular quer está vivendo o futebol brasileiro" e garante estar "atenta e agindo na busca de soluções para os problemas levantados nos últimos meses".

"A CBF vem já há algum tempo trabalhando neste assunto, promovendo reuniões com todos os segmentos envolvidos, mas de forma responsável, na certeza de que as soluções demandam um tempo razoável para que não resultem apenas em resoluções paliativas e sem a eficácia que todos esperam. Para ficar claro, não se resolvem questões dessa importância da noite para o dia", diz o comunicado da entidade, em recado aos "desinformados" e "aos atletas em geral".

No texto, a CBF não comenta sobre mudanças no calendário, mas explica que está trabalhando para implantar o fair play financeiro - segundo ela, com "tolerância zero em relação ao pagamento de dívidas fiscais e salários de jogadores, com a consequente punição aos clubes que não cumprirem com essas obrigações". Para isso, a entidade disse ter criado uma Comissão de Clubes, "que vem tratando do assunto com o sentido de urgência necessário".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]