• Carregando...
Placar da abertura do Itaquerão: derrota corintiana, em casa, para um retrancado Figueirense | William Volcov/ Brazil Photo Press/ Folhapress
Placar da abertura do Itaquerão: derrota corintiana, em casa, para um retrancado Figueirense| Foto: William Volcov/ Brazil Photo Press/ Folhapress

Em oito partidas como anfitriões no Campeonato Bra­­sileiro deste ano, Atlético, Coritiba e Paraná têm juntos apenas uma vitória, quatro empates e três derrotas. São 7 de 24 pontos possíveis. Aproveitamento de cerca de 30% que comprova que o fator casa tem sido pouco relevante neste Nacional.

INFOGRÁFICO: Confira o desempenho das equipes mandantes nas Séries A e B do Brasileiro

Até porque esse fenômeno não é uma exclusividade dos paranaenses. Levantamento feito pela Gazeta do Povo mostra que mais da metade dos times que jogaram como mandantes até a última quarta-feira, nas duas principais divisões do Nacional, não conseguiram fazer valer o mando de campo.

Na Série A, em 56 confrontos, foram 24 vitórias dos donos da casa contra 32 tropeços, sendo 17 empates e 15 derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 53% – no ano passado, por exemplo, esse índice, em 380 jogos, foi de quase 58%. Na atual Série B, 25 mandantes venceram, 22 empataram e 11 foram derrotados em 58 partidas, o que significa 56% de aproveitamento– abaixo dos cerca de 60% de 2013.

Na opinião do volante paranista Cambará, esse cenário é construído pela maneira como os visitantes vêm jogando nas últimas partidas. "Atuam retrancado, jogando por uma bola. Quando fazem um gol, se fecham mais ainda", argumenta o volante, que viu o seu time empatar uma vez e perder outra – para o Joinville –na Vila Capanema.

Essa seca de triunfos em casa tem sido mesmo mais frequente neste Nacional. Na Primeira Divisão, os mandantes ganharam apenas 43% das partidas (48% em 2013). Na Segundona, o abismo é maior, com os donos da casa vitoriosos em 43% dos 58 confrontos. Na edição anterior, 52% dos jogos favoreceram os anfitriões.

O comportamento das equipes, porém, não é a única explicação para a falta de resultados caseiros. A maratona de partidas em estádio neutro também contribui. Seja por punição ou para testar os estádios que serão usados na Copa do Mundo, cinco times já usaram lares adotivos em 2014: Atlético, Flamengo, Figueirense, Goiás e Santos.

Nessa situação, os donos da casa conquistaram somente duas vitórias (25%) em oito compromissos. Com mais dois empates e quatro derrotas, o aproveitamento final desses anfitriões é de apenas 33%. E campo neutro é o que aguarda o Rubro-Negro mais uma vez. Punido pela briga de sua torcida com a do Vasco, na última rodada do Brasileiro-2013, o Furacão vai receber o Coritiba no Atletiba de domingo em Maringá.

Em ano de Mundial no Brasil, nem mesmo a abertura dos novos estádios escapou dessa zica dos mandantes. O primeiro jogo do Itaquerão teve festa do então lanterna Figueirense, que surpreendentemente bateu o Timão por 1 a 0.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]