Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
brasileiro

Rigor com reclamação quadruplica número de cartões amarelos

Enquanto que nas 12 primeiras rodadas de 2014 foram 38 advertências aos jogadores reclamões, em 2015 já são 148

A combinação entre jogadores mal comportados e árbitros orientados a aplicarem tolerância zero não daria outra coisa que não fosse um recorde de cartões por reclamações no Brasileirão. Só nas 12 rodadas iniciais, foram distribuídos 148 amarelos, o que representa 22,7% do total de 653. Sem contar ainda as dez expulsões pelo mesmo motivo.

Um aumento de quase quatro vezes em relação à temporada passada. No mesmo período, foram 38 amarelos (6,8% do total) e três vermelhos. A diferença é tão grande que no campeonato inteiro de 2014 foram 187 amarelos por contestações. No ritmo atual, bastarão mais quatro rodadas para igualar esse número.

E apesar da postura dos árbitros – uma determinação da CBF –, os jogadores não têm se contido e seguem reclamando fortemente. Tanto que não há uma redução aparente na quantidade de advertências nesse quesito.

Os que mais avançam contra a arbitragem são os jogadores do Avaí. Ao todo, foram 15 cartões amarelos. Entre os reclamões, aparecem na sequência Atlético (13), e Fluminense e Vasco (11). Houve jogos, inclusive, com quatro cartões por reclamação para um time só. Atlético, Coritiba, Fluminense e Flamengo integram a lista.

Há também quem se comporte. O Atlético-MG, por exemplo, pouco tem ligado para o rigor dos árbitros. Em 12 jogos até aqui, recebeu apenas dois amarelos por reclamação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.