• Carregando...
Jogadores do Rio Branco voltarão a treinar na Estradinha na quarta-feira | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Jogadores do Rio Branco voltarão a treinar na Estradinha na quarta-feira| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O julgamento do “Caso Getterson” está marcado para a próxima quinta-feira (6), às 10h30, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o que pode definir o rumo do Estadual 2017. Um dos maiores interessados, o Rio Branco, já avisou que lutará pelos seus direitos até o fim, o que pode aumentar ainda mais o impasse em torno da competição.

MATA-MATA: confira o chaveamento das quartas de final do Paranaense

Caso o J.Malucelli seja punido e rebaixado por causa da escalação irregular do seu atacante, a equipe de Paranaguá, nona colocada na fase inicial – em teoria – herdaria a vaga do Jotinha nas quartas de final. Porém, como a primeira rodada do mata-mata já aconteceu, a possibilidade maior em caso de condenação é que ocorra a simples eliminação do time do Barigui e a classificação automática do Londrina para a semifinal. O que o Rio Branco não aceita.

Julgamento no STJD adia definição sobre data de Paraná x Atlético

Leia a matéria completa

“Não vamos ser os únicos prejudicados. Vamos brigar até a última instância para jogar as quartas de final”, garante o presidente Thiago Campos, deixando aberta inclusive a possibilidade de enfrentar o Londrina para que os outros jogos não sejam cancelados. Como o time do Litoral acredita que pode voltar para o Estadual, os jogadores voltarão a treinar na próxima quarta-feira (5).

No julgamento no STJD, o Rio Branco estará representado pelo advogado Alessandro Kishino, que acredita no cancelamento da última rodada após uma possível punição do Jotinha. “Caso isto não aconteça, vamos analisar e decidir se entramos com um processo no TJD-PR para que o regulamento seja aplicado. O Rio Branco fará de tudo para jogar a fase seguinte”, destaca.

Novo mata-mata

Veja como ficariam os confrontos das quartas de final com a inclusão do Rio Branco:

- Paraná x Rio Branco

- Coritiba x Atlético

- Cianorte x Cascavel

- Londrina x Prudentópolis

Mas a tarefa não será fácil para o Leão da Estradinha. Advogados especializados em direito desportivo reforçam que a tendência, em caso de punição, é a eliminação do Jota sem mudança no mata-mata. Alguns, como André Sica, acreditam até que a equipe do Barigui não será nem punida.

“O artigo 15 do regulamento da Federação Paranaense é claro ao dizer que um atleta que retorna de empréstimo precisa aparecer no Boletim Informativo Diário (BID) até a nona rodada”, argumenta. Getterson apareceu após o terceiro jogo.

“Não vamos ser os únicos prejudicados. Vamos brigar até a última instância para jogar as quartas de final”

Thiago Campos Presidente do Rio Branco

O Toledo, que pode se livrar do rebaixamento, não concorda. “Acreditamos que o J. Malucelli será punido por ter escalado um jogador que não estava no BID. E o normal em situações como essa é apenas classificar o Londrina para a próxima fase”, conta Nixon Fiori, que representa o clube do Oeste.

Mesma opinião do advogado Osvaldo Sestário Filho, que destaca a falta de datas para refazer a última rodada. “Pela experiência que eu tenho STJD não vai mexer no atual chaveamento. Mas este tribunal, com estes julgadores, tem menos de 1 ano e tudo pode acontecer”, alerta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]