
A Associação dos Sócios do Atlético (Assocap) grupo formado para defender os interesses dos donos de cadeira na Arena não parece preocupada com o impasse em torno do estádio onde o clube vai jogar durante as obras na Arena.
Ao escolher o diminuto Ecoestádio, o Rubro-Negro passou a invocar através de apelos no site oficial do clube a compreensão e o atleticanismo de seus torcedores. E a Assocap cruzou os braços.
Quem quiser acompanhar a estreia do time em Curitiba, contra o Roma, amanhã, às 17 horas, terá de correr para trocar o seu ingresso a distribuição dos bilhetes, por ordem de chegada, começou ontem.
Com capacidade para 3.976 pessoas, a casa do Corinthians-PR pode receber somente 21,5% dos 18.471 sócios do Furacão.
A restrição não surge como um problema para o clube do ponto de vista legal. No contrato de associação firmado com os fãs há previsão de uma mudança da Baixada por "força maior" no caso, obras para a Copa-2014.
Por sua vez, a Assocap alheia aos critérios de distribuição dos ingressos, assim como da negociação para a melhor escolha para o time jogar passou batida.
"Olha... nossa atitude é sempre apoiar a atual diretoria. Temos de, acima de tudo, ajudar e colaborar com o Clube Atlético Paranaense. É um momento provisório", declara Roberto Bonnet, integrante da câmara de marketing e relacionamento da entidade.
A inércia desse braço dos sócios não surpreende. Assim que foi detonado o processo eleitoral na Baixada, no segundo semestre de 2011, a Assocap está, na prática, desativada. A passividade coincidiu com a saída de Mario Celso Petraglia da organização, para candidatar-se ao pleito atleticano.
Até aquele momento, o atual presidente do Conselho Administrativo do Rubro-Negro era o líder e idealizador do grupo criado em 2010. "O presidente até julho [de 2011] era o Mario Celso Petraglia, provisoriamente. Ele se afastou por causa das eleições", confirma Bonnet. O cargo está vago.
Nessa mesma oportunidade, alguns integrantes também se engajaram no processo eleitoral. "Achamos por bem não participarmos diretamente com a Assocap. Só por fora, pois a maioria dos membros da chapa apoiou a CapGigante [de Petraglia]", afirma Bonnet.
Diante disso, a última reunião da Assocap foi em julho. A partir daí, a entidade também não publica nada em seu site e no Twitter oficiais. Mais recentemente, a reportagem tentou, por duas vezes, sem sucesso, um contato pelo e-mail. Por fim, o endereço apresentado como sede no estatuto não tem mais qualquer ligação com o grupo.
As únicas ações públicas da Assocap desde a fundação tiveram relação com a participação de Curitiba e da Arena na Copa do Mundo de 2014. Entre elas, a associação criou um Comitê Estádio da Copa e promoveu um seminário sobre o tema.
A reportagem tentou ontem saber do Atlético se há alguma relação com a entidade, porém não obteve sucesso nas tentativas por telefone.







