• Carregando...
 | /
| Foto: /

Time disparado com a melhor campanha nesse Paranaense, o Coritiba terá um desafio a altura neste domingo (12) para provar que é o favorito a vencer a competição: o atual campeão estadual, na casa do adversário. Coxa e Londrina enfrentam-se às 16 horas, no Estádio do Café, na primeira partida da semifinal do Estadual.

Líder da primeira fase, o Coxa avançou das quartas de final após duas vitórias sobre o Cascavel. Não sabe o que é perder desde o dia 11 de fevereiro, quando foi derrotado pelo Foz do Iguaçu, o único revés até agora nesse ano. Nada, porém, que iluda os jogadores alviverdes diante de um jogo já chamado de “clássico”.

Veja a chave do mata-mata do Campeonato Paranaense

“Futebol não tem essa questão de favorito. A própria Copa do Mundo mostrou isso, quando pequenas seleções deram trabalho para seleções com renome mundial. Futebol é dentro de campo, não adianta falar fora e não fazer dentro”, argumentou o volante Alan Santos.

Já o atacante Wellington Paulista não esconde que o elenco coxa-branca sabe da responsabilidade trazida com a atual campanha. “Coritiba, Atlético e Paraná são os grandes da capital. Nós tínhamos que estar brigando com os outros dois na disputa do título. O Paraná saiu, o Atlético não classificou e teoricamente todo mundo já coloca a gente como o grande favorito. Nós temos essa consciência, sabemos disso, e vamos em busca do título também”, admitiu o atacante.

Para acabar com esse favoritismo, o Londrina terá de quebrar a irregularidade nesse Paranaense. Após entrar na fase mata-mata em quinto lugar, teve uma classificação mais sofrida para a semifinal, com direito a derrota em casa por 2 a 1 para o Maringá, devolução do placar na casa do adversário e vaga conquistada nos pênaltis.

“Nós nos classificamos em primeiro, mas isso não vale de nada se não fizermos o nosso trabalho agora”, resume Alan Santos.

Times

No Coritiba, o técnico Marquinhos Santos fechou o treino de sexta-feira (10), mas deve manter a mesma equipe que venceu o Cascavel nas quartas de final. O zagueiro Leandro Almeida e o volante Rosinei, recuperados de lesão, podem ser no máximo opções no banco de reservas se forem relacionados.

No Londrina, o lateral-esquerdo Allan Vieira, expulso na última rodada, é ausência certa. Lino será o substituto. A dúvida é se o técnico manterá o esquema tático 4-3-3 ou fortalecerá o meio de campo com o 4-4-2. Nesse segundo caso, Neílson ou Paulinho deixariam a equipe para a entrada de Léo Maringá ou Bidia.

Campanha

No total do Paranaense o Coritiba tem 10 vitórias, dois empates e uma derrota. O time coxa-branca tem o melhor ataque da competição, com 22 gols, e a segunda melhor defesa, com sete gols sofridos. O Londrina tem seis vitórias, três empates e quatro derrotas em 13 jogos. O time do interior tem a melhor defesa, com 6 gols sofridos, e o segundo pior ataque entre as oito equipes que se classificaram para as quartas de final, com 12 gols marcados.

Confrontos

No total foram 116 jogos na história das duas equipes. A vantagem é coxa-branca, com 56 vitórias, 31 derrotas e 29 empates. O Coritiba marcou 162 gols e sofreu 99 desde o primeiro confronto, em 1970.

Curiosidade

A maior goleada na história do confronto das duas equipes foi uma vitória do Coxa por 6 a 0, no Paranaense do ano 2000. Eliel (duas vezes), Robert, Cléber, Carlos Zara (duas vezes) foram os autores dos gols. Em 1995, também no Estadual, o Tubarão conseguiu ganhar de 4 a 0 , a maior vantagem a favor da equipe do interior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]