Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paranaense

Polícia Rodoviária admite tirar o Atlético do Ecoestádio

Autoridades discutem trânsito do local na segunda-feira. Se não houver garantia de segurança na travessia da BR, clube pode ficar desabrigado de novo

Para o volante Deivid, intocável no Rubro-Negro versão 2012, o técnico Carrasco sabe como se relacionar com o elenco | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Para o volante Deivid, intocável no Rubro-Negro versão 2012, o técnico Carrasco sabe como se relacionar com o elenco (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

A Federação Paranaense de Fute­­bol (FPF) confirmou ontem que o Atlético vai mandar a partida contra o Toledo, na próxima quarta-feira, novamente no Ecoestádio. A decisão vai forçar as autoridades a reverem o planejamento no entorno do estádio, para evitar uma nova tragédia como a de quarta-feira. O torcedor atleticano André Scaramussa Lopes, de 21 anos, mor­­reu vítima de atropelamento na rodovia após a vitória do Fu­­racão sobre o Roma (4 a 0).

Assim, uma reunião às 15 horas de segunda-feira, entre representantes da Polícia Rodoviária Fe­­de­­ral (PRF), Federação Para­­naense de Futebol (FPF), Atlético, Polícia Militar, concessionária Rodonorte e Secretaria Municipal de Trânsito vai definir a estratégia para que os torcedores atravessem com segurança a BR-277 a caminho do Jan­­guito Malucelli.

O inspetor Anthony Nasci­­mento, chefe da Delegacia Metro­­po­­litana da PRF, responsável pelo trânsito no trecho, afirma que caso não se chegue a um consenso na reunião sobre a melhor forma de se fazer a travessia do público – a maioria das pesssoas que vai ao campo deixa seus carros no estacionamento do Parque Barigui, do outro lado da rodovia –, a Polícia Rodoviária vai solicitar que a FPF e o clube encontrem outro estádio para a partida.

"Vamos avaliar se há uma forma para adequar o local para a travessia segura dos torcedores. Se não chegarmos a um consenso, a PRF vai pedir que o evento não seja realizado naquele estádio", enfatiza Nascimento. O inspetor lembra que, conforme o artigo 95 do Có­­digo de Trânsito, a responsabilidade por sinalizar o local é de quem organiza o evento. Entre­­tan­­to, destaca o policial rodoviário, até o fim da tarde de sexta-feira nem a FPF, nem o Atlético o procurou pa­­ra informar se faria esse planejamento. Como o Janguito não tem ilu­­minação, a partida será marcada para as 17 horas.

Teste

Amanhã, a PRF e a Rodonorte vão efe­­tuar uma operação especial para a partida entre Corinthians-PR e Paranavaí, às 17 horas, que servirá de teste para o jogo de quarta-feira. Segundo o inspetor Nas­­ci­­men­­to, a terceira faixa da via no sentido Curitiba será fechada para o trânsito dos torcedores em frente ao Parque Barigui. Além disso, a Polícia Rodoviária instalará radares para controlar a velocidade dos veículos e a concessionária reforçará a sinalização no local. "Vamos guiar os torcedores para que todos atravessem a rodovia no mesmo local", complementa.

Tribunal

A escolha do Atlético pelo Ecoestá­­dio ainda é provisória. A FPF e o Ru­­bro-Negro aguardam uma resposta do Superior Tribunal de Jus­­tiça Desportiva (STJD) a respeito do pedido de efeito suspensivo, que cassaria a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR), e obrigaria o Coritiba a ceder o Estádio Couto Pereira para as partidas do Furacão até o julgamento. A apreciação do recurso está lenta e deve sair apenas na segunda-feira.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.