• Carregando...
Pereira é o segundo zagueiro que mais marcou gols com a camisa do Coritiba: 17 bolas na rede desde 2008 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Pereira é o segundo zagueiro que mais marcou gols com a camisa do Coritiba: 17 bolas na rede desde 2008| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

TOP 5

Confira quem são os cinco zagueiros que mais fi­­ze­­ram gols com a camisa coxa-branca:

1 • Zambiasi (18 gols)Jogou 144 partidas no Coxa entre 1995 e 1997. Conquistou o acesso para a Primeira Divisão do Brasileiro.

2 • Pereira (17 gols)Em dezembro de 2008, o atleta veio do Grêmio. Marcou o seu primeiro gol deste ano no domingo.

3 • Oberdan (16 gols)Revelado pelo Coritiba em 1963, jogou no Alto da Glória até 1965, quando foi para o Santos de Pelé. Em 1975, voltou para o Alviverde, onde atuou até 1977. É ídolo do Grêmio também.

4 • Emerson (14 gols)Está apenas na segunda temporada no Coxa e desde o começo se destacou como "zagueiro artilheiro". Tem 75 jogos pelo clube.

5 • Gardel (14 gols)Bicampeão paranaense em 1978 e 1979. Após empréstimos para o Barcelona de Guayaquil (Equador) e Grêmio Maringá, ainda jogou no início da campanha do Brasileiro de 1985.

Fonte: Helênicos.

A estatística não mente. O Co­­ri­­tiba é refém dos "chuveirinhos". Dos 31 gols que o clube fez neste Es­­ta­­dual, nada menos do que 19, ou 61%, surgiram em lances de bolas alçadas à área. Estratégia usada com competência no triunfo aper­­tado sobre o Corinthians-PR, no último domingo (4), por 2 a 1, quando os zagueiros Emerson e Pereira garantiram – de cabeça – mais três pontos a favor do Al­­viverde.

Destrinchando um pouco mais os números, percebe-se outra ca­­racterística do Coxa versão 2012: é um time bom de cabeça – foram 11 bolas (35%) na rede até a 2.ª rodada do returno do Paranaense.

A tática tem seus prós e contras. Do lado positivo, ajuda a consagrar zagueiros com alma de artilheiros. Casos dos atuais titulares Emerson e Pereira. Com o gol marcado contra o Timãozinho, o capitão Pereira chegou a 17 com a camisa coxa-branca, assumindo a vice-artilharia entre os beques com passagem pelo Alto da Glória – Zambiasi, com 18, é o ponteiro.

Logo em seguida aparece Emer­­son (14 gols em 75 partidas pelo clube). "O futebol está cada vez mais equilibrado e se os zagueiros puderem ajudar o time fazendo gols é um algo a mais para a equipe", ressaltou ele que, ao lado de Rafinha, Marcel e Renan Oliveira, é o artilheiro do time no ano com quatro gols.

O efeito colateral, porém, é a pre­­visibilidade da equipe, algo que não ocorria, por exemplo, em 2011. Selada a vitória no Janguito Malucelli, o próprio Marcelo Oli­­veira falou sobre a tática do "chuveirinho", admitindo a necessidade de se melhorar o sistema ofensivo do time. "Ainda não tivemos uma semana aberta para trabalhar. Nós vamos trocando um ou outro [jogador] até chegar a um modelo ideal", disse o treinador.

O tempo pedido pelo técnico ocorrerá agora, pois o Alviverde só volta a campo no próximo domingo, às 15h50, contra o Iraty, no interior. Período que será usado para se ganhar mais margem de manobra no sistema de jogo idealizado por Oliveira.

Assim, quem tem grandes chances de estrear contra o lanterna Azulão, caso a documentação esteja regularizada a tempo, é o atacante Roberto. Ontem, en­­quanto a maioria do elenco estava de folga, o jogador trabalhava no CT da Graciosa. Mais um candidato a resolver o doloroso calo coxa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]