• Carregando...
Ruidiáz fez o gol que eliminou o Brasil da Copa América. | TIMOTHY A. CLARY/AFP
Ruidiáz fez o gol que eliminou o Brasil da Copa América.| Foto: TIMOTHY A. CLARY/AFP

Com um gol irregular de Ruidíaz, ex-jogador do Coritiba, o Brasil foi derrotado pelo Peru, por 1 a 0, na noite desse domingo (12) e foi desclassificado da Copa América na fase de grupos. O Peru chegou ao gol aos 29 minutos do segundo tempo, em um lance desviado com o braço pelo atacante peruano e que demorou seis minutos para ser validado pela arbitragem.

Ruidiáz jogou entre 2012 e 2013 no Coxa. O atacante chegou com o apelido de “Messi peruano”, mas pouco fez com a camisa alviverde e acabou indo embora alegando questões pessoais. No total foram 12 jogos, sendo 8 pelo Brasileiro e quatro pelo Paranaense, nenhum gol marcado e um pênalti perdido.

“Não deu pra entender porque o bandeirinha não correu e porque levaram seis minutos pra tomar a decisão. Não consigo entender o que e com quem eles estavam consultando e falando, já que estavam os quatro [árbitros] juntos no campo”, reclamou o técnico brasileiro Dunga após o jogo, colocando toda a culpa da derrota no erro do árbitro uruguaio Andrés Cunha.

Veja como foi o lance a lance de Brasil 0 x 1 Peru

Desde 1987 o seleção brasileira não caía na 1ª fase e há 31 anos não perdia para o Peru. A equipe peruana termina em primeiro no Grupo B, com 7 pontos, e agora enfrenta a Colômbia, segunda do A, pelas quartas de final. O Equador goleou o Haiti por 4 a 0 e ficou em segundo na chave, com 5 pontos, encarando os Estados Unidos, primeiro do Grupo A. O Brasil terminou em terceiro, com 4.

TABELA: Veja como ficou a classificação da Copa América

O jogo

O primeiro tempo do jogo foi marcado pelo domínio brasileiro e pelos lances de pênalti duvidosos, que a arbitragem não marcou. Logo no primeiro ataque perigoso do Brasil, aos 4 minutos, Daniel Alves foi atropelado perto da pequena área, mas o juiz só marcou o escanteio.

O ataque brasileiro não conseguia levar a melhor nas divididas contra os defensores peruanos, mais fortes fisicamente. Willian e Philippe Coutinho pediram pênalti ao trombarem com defensores aos 9 e aos 19 minutos, respectivamente, mas nada foi marcado.

A seleção brasileira não me representa; 7 motivos do desinteresse geral

Leia a matéria completa

O lance mais claro não marcado, porém, foi para o Peru. Flores foi claramente derrubado por Renato Augusto na área, mas o árbitro novamente mandou seguir. Foi o mais próximo que o Peru chegou da meta brasileira. Os peruanos não finalizaram nenhuma vez na primeira etapa.

No segundo tempo, o Peru conseguiu equilibrar o jogo desde o começo, adiantando a marcação mais próxima ao meio de campo e forçando a seleção brasileira a errar mais passes. O Peru, que não tinha dado um chute no primeiro tempo, começou a chegar e conseguiu o gol irregular aos 29 minutos, com Raul Ruidíaz, que completou com a mão o cruzamento de Andy Polo. O árbitro uruguaio Andrés Cunha confirmou o gol. Com o gol sofrido, a seleção brasileira teve de jogar contra o tempo e apostou mais ainda nas bolas alçadas na área, procurando a vantagem física de Hulk.

Elias ainda teve a chance de empatar o jogo e classificar o Brasil aos 47 do segundo tempo, mas o meia, dentro da pequena área, não conseguiu desviar com força o cruzamento que veio da direita. O jogo acabou com o técnico Dunga tendo feito apenas uma alteração, com a entrada de Hulk no lugar de Gabriel.

“No primeiro tempo tivemos individualidade. Faltou definir o jogo no primeiro tempo pelas oportunidades criadas. Sabíamos que o Peru ia jogar por uma bola, no contra-ataque”, lamentou Dunga após o jogo.

Craque

Alberto Rodriguez

Ganhou quase todas as divididas contra os atacantes brasileiros, que tiveram dificuldade de vencer o porte físico do zagueiro peruano.

Bonde

Philippe Coutinho

Foi o melhor no jogo contra o fraco Haiti, mas foi muito mal contra o Peru. Errou passes, não conseguiu acertar os dribles e finalizou mal todas as vezes que teve a chance

Guerreiro

Gallese

Quando o Brasil era melhor no primeiro tempo, o goleiro fez intervenções que acabariam sendo fundamentais para o Peru sair com a vitória no fim do jogo.

Chave do jogo

Erro da arbitragem . O lance do gol do Peru contou com um claro toque de braço do atacante Ruidíaz. A arbitragem chegou a parar o jogo para discutir o lance, mas o gol foi validado.

Gols

2º Tempo

29 min - Andy Polo chega em velocidade pela direita e cruza na pequena para Ruidíaz completar para o gol com o braço.

Cartões

Amarelos: Lucas Lima e Renato Augusto

Próximos jogos

Brasil:

Peru: Peru x Colômbia (quartas-de-finais)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]