• Carregando...
Na frente do escudo das Águias Douradas, jogadores Yesid Mena, Victor Cortés e Jorge Aguirre comemoram gol sobre o River Plate-URU pela Sul-Americana | Luis Eduardo Noriega / EFE
Na frente do escudo das Águias Douradas, jogadores Yesid Mena, Victor Cortés e Jorge Aguirre comemoram gol sobre o River Plate-URU pela Sul-Americana| Foto: Luis Eduardo Noriega / EFE

O Coritiba passou pela primeira vez de fase em uma competição continental ao eliminar o Vitória da Copa Sul-Americana e agora terá um adversário que também teve essa sensação: o Itagüí Ditaires, da Colômbia.

O time da cidade de Itagüí, que estreia em competições internacionais, já está indo para sua terceira eliminatória nesta Sul-Americana - os brasileiros entram em ação mais tarde. Superou primeiro o Juan Aurich, do Peru, e na sequência o River Plate, do Uruguai.

O clube disputa a elite do futebol colombiano desde 2011, mesmo ano que o Coritiba retornou pela última vez à Primeira Divisão do Brasileiro. Em sua primeira temporada entre os grandes do país, conseguiu se salvar do rebaixamento. Na segunda, com uma campanha histórica, conseguiu ser o terceiro colocado geral, garantindo a vaga nesta Sul-Americana.

Atualmente, o Itagüí está em sétimo na fase "Todos Contra Todos" do Torneio Finalización do Campeonato Colombiano, com nove pontos em cinco jogos. Posição parecida com a do Coritiba, sexto lugar no Brasileirão, com 24 pontos em 16 jogos.

A história do Itagüí, porém, é bem mais curta. Enquanto o Coritiba, campeão brasileiro de 1985 e com duas participações na Libertadores no currículo, tem quase 104 anos de vida e não trocou nem sequer de região na cidade de Curitiba, o clube colombiano, que vive o melhor momento de sua história, está próximo de fazer 22 anos.

A equipe conhecida como Águias Douradas não nasceu na cidade de Itagüí, no departamento de Antioquia, distante apenas 11 km da capital estadual Medellín, e sim em Caucasia, longe 300 km da sede atual, de onde saiu em 2008 após problemas financeiros dos antigos proprietários. O time se chamava Bajo Cauca antes da mudança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]