• Carregando...
Adorado pelos torcedores turcos, Alex faz sucesso no Twitter | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Adorado pelos torcedores turcos, Alex faz sucesso no Twitter| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Internet

Conheça os números dos rivais paranaenses no mundo virtual:

Rede sociais do Coritiba

• Facebook: 187.214 curtidas

• Twitter: 549 mil seguidores

• Instagram: 14.059 seguidores

Rede sociais do Atlético

• Facebook: 659.136 curtidas

• Twitter: 555 mil seguidores

• Instagram: 12.913 seguidores

No clássico virtual, a vantagem nos números é do Atlético. Nas redes sociais espalhadas pela internet, os torcedores rubro-negros são maioria. Mas nenhuma das duas equipes, que se enfrentam no sábado, às 16h20, no Couto Pereira, se compara ao meio-campista Alex em termos de fama virtual.

Turbinado pela paixão turca – de onde vem boa parte dos seus fãs após oito anos atuando no Fenerbahçe –, o camisa 10 coxa-branca arrebata sozinho o dobro de seguidores do que os arquirrivais juntos somam, por exemplo, no Twitter, uma das mídias sociais onde o futebol é curtido, replicado, discutido e divulgado. 1,95 milhão de pessoas acompanham as publicações do Menino de Ouro. O Coritiba é seguido por 549 mil, enquanto o Atlético chega a 555 mil seguidores no microblog.

Simulamos o Atletiba no vídeo game. Veja como foi!

A superioridade rubro-negra se propaga em outras mídias. Nas páginas oficiais dos principais clubes paranaenses no Facebook, o Atlético arrasa o rival. São 659.136 curtidas contra 187.214 do Coxa, ou seja, três vezes e meia a mais.

A rivalidade, entretanto, só precisa do incentivo de um Atletiba dentro de campo para ficar acirrada. Ontem, posts dos clubes já acumularam curtidas superiores à rotina nas redes sociais. Mais de mil ‘likes’ em quatro horas na página rubro-negra para a nota sobre os ingressos para atleticanos no clássico. Mais de 1.300 alviverdes curtiram na quinta-feira a publicação sobre tíquetes para o Atletiba.

ENQUETE - Coritiba ou Atlético? Quem ganha o Atletiba de sábado? Vote e deixe sua opinião!

Anfitrião do duelo de amanhã, o Coxa vence um duelo equilibrado por audiência no Instagram, com 14.059 seguidores, contra 12.913 marcados na página do Furacão. A favor dos visitantes está a frequência das publicações: 2.139 posts, quase três vezes mais do que no endereço alviverde.

Ferramenta de comunicação do clube com os torcedores — e entre os próprios fãs —, a tecnologia pode ser uma forte aliada. O Coritiba usou o aplicativo de celular Snapchat, onde uma imagem pode ser visualizada por apenas seis segundos, para divulgar o seu novo uniforme em julho. "A estratégia é ter um ‘Coritiba Oficial’ em todas as mídias socais", explica o coordenador de comunicação do Coritiba, Rodrigo Weinhardt . Entre elas estão, por exemplo, o Soundcloud – que serve para postagem do áudio de entrevistas –, o Google Plus e canais específico no YouTube.

Tanto o Coxa como o Atlético apostam em empresas especializadas para alavancar o número de participantes. Internamente, usam a pré-temporada para dar orientações aos atletas sobre a administração das mídias sociais particulares. Como a proibição, por exemplo, de divulgação de questões técnicas e táticas. Não há como, entretanto, conter desabafos. O Coxa viu a cobrança por salários atrasados postada por Zé Love no Instagram viralizar na rede.

Procurado por email, o Atlético não respondeu ao pedido de entrevista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]