• Carregando...

Os dois Atletibas do Brasileiro devem ser jogados com torcida única. Atlético e Coritiba já entraram em acordo e encaminham, hoje, um pedido formal ao Ministério Público do Paraná (MP-PR). A alegação é o risco elevado de confronto entre torcidas no clássico do primeiro turno, domingo, no Willie Davids, em Maringá. Por isonomia, o acordo valeria também para a partida do returno, no Couto Pereira.

A iniciativa partiu do presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia. Ele telefonou, no começo da semana, para Vilson Ribeiro de Andrade. A sugestão foi prontamente aceita. O temor principal dos dirigentes é por brigas não só na estrada entre Curitiba e Maringá, mas também dentro do estádio.

O clássico será no interior como parte da punição ao Rubro-Negro pela pancadaria em Joinville, no jogo contra o Vasco, pelo Brasileiro do ano passado. Em caso de tumulto entre torcidas, mesmo na condição de visitante, o Coritiba também estaria sujeito a punição.

"É uma temeridade fazer o clássico com duas torcidas no interior. É um jogo em que só vai quem está disposto a briga. Imagine o risco na estrada", afirmou Andrade.O pedido será analisado pela promotora de Justiça Fernanda da Silva Soares, da 1.ª Promotoria de Defesa do Consumidor de Curitiba. Ela disse já ter recebido um pedido informal por torcida única de uma das organizadas. Por ainda não ter em mãos a alegação dos clubes, ela preferiu não se pronunciar.

A praxe é o MP-PR manter o jogo com duas torcidas, para respeitar o direito do consumidor de ir ao estádio. Somente uma consistente alegação de risco à segurança do público é capaz de mudar este parecer.Foi o que aconteceu no início deste ano, quando a promotoria foi consultada sobre a realização de um Atletiba com torcida única no Ecoestádio Janguito Malucelli. O parecer foi positivo, mas o jogo acabou sendo realizado na Vila Capanema.

Para tomar a decisão sobre o Atletiba, a promotora irá consultar as polícias envolvidas: Militar (responsável pela segurança dentro de Curitiba e de Maringá), Rodoviária Federal e Estadual (que dividem os trechos de estrada).

A segurança tem sido uma preocupação permanente para o Atletiba do primeiro turno do Brasileiro. Quando o Atlético pediu à Federação Paranaense de Futebol que indicasse um estádio do interior para o clássico, a FPF esforçou-se para levar o jogo para Maringá. Outro opção, o Estádio do Café tem histórico de confrontos entre organizadas do Londrina (aliada da principal torcida do Atlético) e do Coritiba.

Se forem confirmados, os Atletibas do Brasileiro-2014 não serão os primeiros da história do clássico com torcida única. Em 2012, os confrontos da primeira fase do Paranaense tiveram somente público do mandante nas arquibancadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]