• Carregando...
Apoio de lideranças como Alex pode fazer a diferença no comando de Marquinhos Santos no Coritiba | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Apoio de lideranças como Alex pode fazer a diferença no comando de Marquinhos Santos no Coritiba| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O Coritiba que venceu o Flamengo por 3 a 0, na quarta-feira, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, teve um desempenho bem diferente daquele comandado pelo técnico Celso Roth desde o início do Brasileiro. A Gazeta do Povo selecionou cinco fatores que mudaram com a volta de Marquinhos Santos ao Alto da glória. Veja abaixo:

1- Novo ânimo

Os jogadores do Coritiba demonstraram uma nova atitude, como se tivesse saído um peso das costas com a chegada de Marquinhos Santos. Contribuiu para isso a sensação de "mostrar trabalho" para ser titular da equipe, o que sempre é criado com a mudança do comando técnico. Mas, no caso do Coxa, isso aparentemente foi além, com os atletas realmente acreditando que o time realmente pode melhorar.

2- Apoio da torcida

A Império Alviverde já tinha pedido a cabeça do então técnico Celso Roth semana passada. Com a mudança no comando, a organizada, junto com o resto do estádio, cantou ainda mais alto dentro do Couto Pereira, empolgou os jogadores durante os 90 minutos e foi essencial na vitória sobre o Flamengo. O próprio Marquinhos Santos destacou o apoio da arquibancada na vitória sobre o Flamengo.

3- Compactação

Em campo, Coritiba teve uma aproximação maior entre os jogadores, o que facilitou para o time pressionar o adversário durante a maior parte do jogo e que atacasse com rapidez quando recuperava a bola. Ainda criou a sensação de maior posse de bola, o que na prática não foi tão contundente, já que no final teve 52% contra 48% da equipe carioca. 4- Jogadas de linha de fundo

Em relação a outros jogos sob o comando de Celso Roth, o setor do campo onde o time mais permanece durante a partida mudou bastante. Enquanto nas partidas anteriores a equipe ficava mais no meio-campo, diante do Flamengo as jogadas pela linha de fundo, principalmente pelo lado direito, aumentaram consideravelmente. Algo provado pelo mapa de calor dos jogos, dados do site de estatística Footstats.

5- "Esquecidos" e apoio das lideranças

A presença do capitão Alex, mesmo ausente da partida por causa de uma lesão, cumprimentando os jogadores na saída do campo é emblemática para mostrar o apoio que Marquinhos Santos teve das lideranças do grupo. Além disso, a utilização do meia-atacante Martinuccio e do lateral-esquerdo Carlinhos, que não tiveram muitas chances com Roth, deu um novo incentivo para estes atletas e agradou aos torcedores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]