• Carregando...
A última passagem do Cacique do Vale pelo Paraná, em 2002. Vitória do Londrina por 3 a 0  pela Série B. | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
A última passagem do Cacique do Vale pelo Paraná, em 2002. Vitória do Londrina por 3 a 0 pela Série B.| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

O Coritiba enfrenta, nesta quarta-feira (13), o Guarany de Sobral, time de não muito destaque no cenário nacional. Selecionamos seis curiosidades relacionadas ao adversário alviverde na primeira fase da Copa do Brasil. Confira!

1- Nada de Guarani

O Guarany cearense não tem nada a ver com o Guarani de São Paulo como se possa imaginar. A escolha do nome é uma homenagem ao doutor Antônio Guarany Mont’Alverne, primeiro médico de Sobral nascido na cidade. A fundação do clube ocorreu em 1938. É o mais antigo do interior do estado em atividade.

2- Muito do Flamengo

A maioria dos fundadores do Guarany eram torcedores do time carioca. O resultado é visto até hoje no uniforme oficial do clube, que é rubro-negro, com a camisa em listras horizontais vermelhas e pretas, o calção branco e es meias também rubro-negras. O segundo uniforme é todo branco.

3- Único campeão nacional do estado

O Guarany é o único time cearense a ter no currículo um título nacional. Em 2010, o Cacique do Vale foi campeão da Série D ao vencer o América de Amazonas por 4 a 1 na final. O goleiro Vantuir, fundamental naquela conquista, é um dos maiores ídolos do clube até hoje.

4- Teoria da relatividade

Sobral, cidade do Guarany, tem cerca de 200 mil habitantes e há quase 100 anos foi muito importante para provar a teoria da relatividade, de Albert Einstein. Em 1919, a Expedição Britânica do Eclipse Solar, liderada por Arthur Stanley Eddington, esteve na cidade ao mesmo tempo que outra parte da expedição foi a São Tomé e Príncipe para registrar o eclipse solar do dia 29 de maio. Objetivo: comprovar a distorção que a luz sofre ao chegar na Terra. Há um monumento para homenagear o feito na praça da Igreja de Nossa Senhora de Patrocínio.

5- Presidente suspenso por 500 dias

O presidente do Guarany, Everaldo de Sousa e Silva, foi suspenso por 500 dias e terá de pagar uma multa de R$ 5 mil por falsificar uma certidão negativa para participar do Cearense desse ano. Um vice-presidente, o tesoureiro e o diretor de futebol também foram suspensos.

6 - Marquinhos Santos no caminho

O Cacique do Vale – também chamado de Guarasol – está na semifinal do Cearense 2016. Nessa fase da competição enfrentará o Fortaleza, do ex-técnico coxa-branca Marquinhos Santos. Para chegar à semi, o Guarany conseguiu o segundo lugar, após três vitórias e três derrotas, em um triangular que tinha Guarani de Juazeiro e Ceará. O último foi eliminado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]