• Carregando...

A semana promete muita tensão entre os tradicionais adversários: enquanto os resultados de fim de semana aliviaram a barra do Atlético, que com a vitória sobre o Corinthians se afastou cinco pontos da temida zona da degola, o revés alviverde contra o Internacional derrubou a equipe para a lanterna do Brasileirão. Com o resultado do clássico, entretanto, tudo pode mudar. Confira aqui as chaves que podem determinar o sucesso ou o fracasso no clássico de sábado, às 16h20, no Couto Pereira:

Coritiba

Defesa

No domingo, no Beira-Rio, um lance em especial caracterizou o atual momento vivido pela defensiva alviverde no Brasileirão: aos 43 minutos da etapa inicial, quando o Inter já vencia por 2 a 1, o meia colorado Alex recebeu bola na intermediária e fez lançamento longo para o companheiro Eduardo Sasha. Ainda que antecipado na jogada, o lateral direito Norberto se perdeu no quique da bola, e viu Sasha apenas tirar de Vanderlei, que nada pôde fazer. Enquanto o colorado celebrava o terceiro gol, outra cena chamou a atenção dos coxa-brancas: Norberto estirado no chão e acima dele o goleiro Vanderlei, com os braços abertos, sem entender a falha primária do companheiro. Apesar de não estar entre as piores defesas da Série A — das equipes da ZR, por exemplo, é a que menos levou gols (28) — as falhas da zaga têm sido ingrediente fundamental na atual condição de lanterna do Coxa. Fator que terá que ser revertido contra o Furacão.

Tabela

"A lanterna é sempre difícil", resumiu o volante Hélder, após a derrota para o Inter, no domingo, que derrubou o Coxa novamente para a última posição do campeonato. Anteriormente, a equipe havia dormido a 14ª e a 15ª rodadas na incômoda condição. Além de ser o time que mais tempo passou na ZR (21 rodadas), o retorno à derradeira colocação na zona de risco, justamente na reta final da disputa, pode representar um duro golpe no psicológico dos comandados de Marquinhos Santos.

Extracampo

No último dia 11 de setembro, o atacante Zé Love escancarou, em sua conta no Twitter, o atraso salarial do elenco coxa-branca que, segundo o jogador, em alguns casos chegava a três meses. "Nós, os jogadores, estamos comprometidos em tirar o Coritiba desta situação, mas a diretoria tem que nos ajudar fora de campo e cumprir suas obrigações", declarou o polêmico jogador, que recebeu o apoio de outros membros do elenco, inclusive do capitão Alex. Atualmente, a informação é de que estão em débito os meses referentes a julho e agosto. Durante a preparação da semana no Alto da Glória, apesar de importantes, os problemas extracampo terão de ser deixados de lado, caso o time queira entrar 100% focado em bater o rival rubro-negro

Atlético

Retrospecto

Para vencer o rival, o Atlético terá de desafiar o péssimo retrospecto do time atuando como visitante no Brasileirão, condição em que conquistou apenas 25% dos pontos disputados: em 12 partidas fora de casa, o Furacão venceu somente duas, empatou outras três e perdeu as sete restantes. O desempenho recente é ainda pior. Nas últimas sete partidas longe de seus domínios, os rubro-negros perderam seis e empataram uma — o último pontinho fora da Arena veio na 15ª rodada, no empate com o Sport, na Ilha do Retiro. A última vitória, então, é mais distante: 2 a 1 sobre o Flamengo, no Maracanã, ainda pela 10ª rodada, no mês de julho.

Atacantes

Após marcar o primeiro gol da vitória do Atlético sobre o Flamengo, pela 10ª rodada, o atacante Douglas Coutinho não apenas ajudou o Furacão a vencer os cariocas por 2 a 1, fora de casa, como terminou a rodada como um dos artilheiros da competição, com cinco gols. O companheiro de time e de ataque, Marcelo, foi eleito a revelação do Brasileiro 2013. Na ocasião, o jogador anotou oito gols e ainda ajudou o colega Ederson a consagrar-se artilheiro da disputa, com 21 gols, em campanha que classificou o Furacão para a Libertadores. A performance da dupla Coutinho e Marcelo, entretanto, caiu de produção nesta Série A: enquanto Coutinho marcou seu último tento na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, pela 14ª rodada, Marcelo tem, até o momento, simplórios quarto gols na artilharia. O retorno do faro de gol da parceria Marcelo/Coutinho pode ser um dos caminhos do triunfo no Couto Pereira.

Grupo

Jogadores, comissão técnica e torcedores foram uníssonos ao decretar, após a partida com o Corinthians, o segredo da vitória do Atlético, no domingo, na Arena: garra, união e entrega. "Foi um jogo em que todos se doaram. A chave da vitória é esta: o comprometimento e a união de todos. E não tem de ser só hoje. Tem de continuar", afirmou o treinador Claudinei Oliveira após o jogo, indicando um dos caminhos para a vitória no Atletiba.

ENQUETE - Coritiba ou Atlético? Quem ganha o Atletiba de sábado? Vote e deixe sua opinião!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]