• Carregando...
Joel acertou com o Cruzeiro após a vitória da oposição na eleição presidencial do Coritiba. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Joel acertou com o Cruzeiro após a vitória da oposição na eleição presidencial do Coritiba.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A luta contra o rebaixamento tem uma semana decisiva. Seis confrontos diretos ocorrem entre amanhã e domingo, encaminhando a salvação de alguns e a queda de outros. Dois deles devem decidir o futuro do Coritiba.

Na quarta-feira, às 21 horas, o Alviverde (16.º) jogará contra o Vitória (15.º), no Barradão. As duas equipes estão empatadas com 37 pontos, um a mais que a Chapecoense, que abre a ZR. No domingo o adversário será o Palmeiras, no Couto Pereira — dois pontos separam as duas equipes.

A lista de confrontos diretos da semana ainda tem Botafogo x Figueirense e Criciúma x Bahia, na quarta-feira. Este último pode decretar o rebaixamento do Tigre caso os baianos vençam e o jogo do Coxa em Salvador tenha um vencedor. Completam as "finais" Figueirense x Vitória e Chapecoense x Botafogo, ambos no domingo.

Depois dessa semana, as duas últimas rodadas do Brasileiro reservam apenas uma partida entre times que lutam contra a degola: Coritiba x Bahia, no Couto Pereira. Ou seja, quem não estiver fora da ZR até domingo, terá de vencer e depender de outros resultados para ficar na Série A em 2015.

No Coxa, internamente, as perspectivas são otimistas. "Diferentemente dos adversários, o Coritiba vem de uma ascensão e jogando bem", argumenta o presidente Vilson Ribeiro de Andrade. "Já no vestiário do Maracanã [após a derrota para o Flamengo] eu vi um grupo muito unido. Vi no semblante deles a vontade de vencer", acrescenta, consciente de que o próximo jogo é o mais difícil dos quatro últimos.

Com Criciúma e Bahia com 99% e 97% de chances de serem rebaixados, respectivamente, a tendência é que a briga do Coxa seja contra o vencedor de Chapecoense e Botafogo, que se enfrentam no domingo. O Vitória pode entrar nesse bolo se o Alviverde vencer no Barradão.

Para conseguir esses três pontos necessários fora de casa e evitar uma pressão excessiva para o jogo de domingo contra o Palmeiras, a equipe coxa-branca terá de superar o péssimo rendimento como visitante. Até agora o time conquistou apenas oito pontos longe de casa, sendo apenas uma vitória — há quase quatro meses, ainda sob o comando de Celso Roth, contra o Grêmio —, cinco empates e 11 derrotas, com um aproveitamento de 15,7%. Apenas Botafogo e Criciúma são piores, cada um com 9,8% dos pontos longe dos seus domínios.

O retrospecto recente, no entanto, é positivo ao Coritiba, já que nos dois últimos anos escapou do rebaixamento exatamente em partidas fora de casa. Em 2012 a vitória contra o Palmeiras, em Araraquara, na 29.ª rodada, foi decisiva para a sequência de quatro triunfos salvadores para a equipe. No ano passado, contra o São Paulo, na última rodada, a vitória sobre em Itu manteve os coxas-brancas na elite do futebol brasileiro.

Time

Vetado pelo departamento médico por causa de uma lesão na panturrilha, o volante Rosinei desfalcará o Coritiba amanhã contra o Vitória. Sérgio Manoel deve ser o substituto. O zagueiro Leandro Almeida também ficará de fora, suspenso, impedindo o técnico Marquinhos Santos de retornar ao esquema com três zagueiros, mesmo com Welinton retornando. Como a improvisação de um volante na posição não deu certo contra o Flamengo, a tendência é do atacante Zé Love ser o substituto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]