• Carregando...
Elenco do Coritiba passa por uma revolução para 2017. | /Gazeta do Povo
Elenco do Coritiba passa por uma revolução para 2017.| Foto: /Gazeta do Povo

O Coritiba vem preparando uma grande reformulação no elenco que se reapresenta nesta quarta-feira (4), no CT da Graciosa. A soma das baixas deve chegar a 14 nomes. Por ora, o clube confirmou a saída de seis jogadores: os zagueiros Luccas Claro e Nery Bareiro, os meias Raphael Veiga e Bernardo e os atacantes Kazim e Leandro. Mas estão também engatilhadas as saídas dos laterais Cesar Benítez e Emerson Conceição; do volante Fábio Braga; dos meias Juan e Cesar González; do meia-atacante Felipe Amorim; e dos atacantes Vinícius e Ortega.

LISTA: saiba quais jogadores estão de saída do Coritiba

Entre os jogadores que não estarão mais à disposição do técnico Paulo Cesar Carpegiani, sete jogadores eram considerados titulares na reta final do Brasileirão de 2016: casos de Luccas Claro, Nery Bareiro, Cesar Benítez, Raphael Veiga, Juan, Kazim e Leandro.

De acordo com o vice-presidente Alceni Guerra, cada peça do elenco de 2016 está sendo avaliada individualmente pela comissão técnica. “As mudanças no plantel obedecem a critérios estabelecidos pelo treinador, que nos diz quem deve ficar e quem pode sair sem prejuízo técnico ao clube”, define.

As saídas atingem diversos setores, mas preocupam principalmente a formação do meio de campo. Com a venda de Raphael Veiga e as prováveis perdas de Juan e González, o Coxa fica com opções limitadas para o setor de criação. Sobram no elenco Ruy, Thiago Lopes e Yan Sasse. A prioridade do conselho gestor do clube é apostar na base, que está disputando a Copa São Paulo.

MERCADO: veja as principais movimentações dos times brasileiros para a temporada

Coritiba tenta Henrique Almeida, mas empresário prevê jogo duro do Grêmio

Leia a matéria completa

“Temos muita esperança nessa geração treinada pelo Sandro Forner. Estamos monitorando quem pode suprir algumas carências do elenco principal”, afirma o dirigente. Outra meta interna é a prevenção de lesões. “A pré-temporada é fundamental para os nossos planos na temporada. Queremos diminuir ainda mais os índices de jogadores lesionados. A preparação, contudo, será para a carga máxima de jogos”, completou Guerra.

Em contrapartida às despedidas, o clube anunciou a chegada do atacante Rildo, que estava no Corinthians, do zagueiro Werley (ex-Figueirense) e dos volantes Matheus Galdezani (ex-CRB) e Jonas (ex-Flamengo). A lista de Paulo Carpegiani estipularia sete contratações para a temporada e o aproveitamento de valores da base. O atacante colombiano Ylmar Filigrana, do Deportes Quindió, da segunda divisão da Colômbia em 2016, deve assinar contrato nesta semana.

Preparação em Foz do Iguaçu

Nos próximos dias, os jogadores do Coritiba passam por exames protocolares na capital e partem para Foz do Iguaçu no sábado (7). Por lá, a comissão técnica terá duas semanas de trabalhos físicos e técnicos, que devem incluir alguns amistosos e jogos-treinos. O conselho gestor do clube, conhecido como G5, acompanhará as atividades. Os jogadores contratados ao longo do mês irão direto para Foz, enquanto os jogadores da Copinha voltam para Curitiba antes de uma possível integração ao profissional.

O Alviverde estreia no Paranaense no dia 29 de janeiro, diante do Cianorte, no Estádio Albino Turbay. Neste ano, o Coritiba disputa, além do Paranaense, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o Coxa enfrenta em fevereiro, pela primeira fase, o Vitória da Conquista, da Bahia.

Veja quem já saiu ou deve sair do Coritiba em 2017

Saídas confirmadas

Luccas Claro

O zagueiro revelado na base perdeu espaço no Coritiba. Ainda assim, em 2016, disputou 38 partidas, todas como titular. Anotou cinco gols e levou nove cartões amarelos. Fechou contrato dois anos e meio com o Gençlebirligi, da Turquia.

Nery Bareiro

O zagueiro de 28 anos, que estava no Junior Barranquilla, da Colômbia, jogou 17 vezes em 2016, anotando dois gols. Tomou seis cartões amarelos e um vermelho. Fechou com o Guaraní, do Paraguaí, por duas temporadas.

Raphael Veiga

Em 24 jogos, o meia de 21 anos, revelado no clube, chamou a atenção por sua capacidade técnica. Fez três gols e deu três assistências. Assinou com o Palmeiras por cinco anos.

Kazim

O inglês naturalizado turco marcou três gols em 25 jogos. Foi para o Corinthians por R$ 1,2 milhão.

Leandro

Em 48 jogos, o atacante de 23 anos, emprestado pelo Palmeiras, terminou o ano bem, anotando doze gols e dando três assistências. Foi o vice-artilheiro da equipe na temporada. Vai defender o Kashima Antlers, do Japão.

Bernardo

Aos 26 anos, Bernardo (ex-Vasco, Cruzeiro, Santos e Palmeiras) chegou em junho, com contrato curto de seis meses e desacreditado. Entrou em campo apenas dez vezes e não fez gols. Foi anunciado como reforço do Botafogo-SP para o Paulistão.

Estão de malas prontas

Cesar Benítez

Fez 25 jogos pelo Coxa em 2016, sendo titular em 20 ocasiões. Regular, o lateral-esquerdo paraguaio deu duas assistências e tomou três cartões amarelos. Teve proposta do futebol dinamarquês que não se concretizou, e, após o término do contrato com o Coritiba, em 31 de dezembro, está com o futuro indefinido.

Juan

Líder de assistências (12) e um dos principais jogadores da equipe da temporada, o experiente jogador de 34 anos não aceitou proposta salarial nos mesmos valores do vínculo anterior. Em 2016, jogou 46 partidas (44 como titular), marcando dez gols.

Cesar González

O venezuelano de 34 anos sofreu com lesões em 2016 e não conseguiu se firmar entre os titulares. “El Maestrico” fez vinte jogos (12 como titular) e teve um gol e uma assistência.

Vinícius

Saído da base do Palmeiras, o atacante de 23 anos teve uma temporada irregular, apesar de ter a confiança de Carpegiani, que o utilizou constantemente na reta final do Brasileirão. Em 37 jogos, entrou em 16 como titular. Anotou dois gols e deu cinco assistências.

Jorge Ortega

O atacante paraguaio, contratado após seu bom desempenho no Sportivo Luqueño, do Paraguai, fez apenas um gol em 16 jogos. Foi pouco aproveitado por Carpegiani.

Felipe Amorim

O meia-atacante de 25 anos chegou ao Coxa emprestado pelo Fluminense até o final de 2016. Em 10 jogos, não balançou as redes. Foi substituído nas cinco partidas em que foi titular.

Emerson Conceição

O lateral-esquerdo de 30 anos revelado pelo J. Malucelli, estava sem clube após deixar o Atlético-MG e chegou no início de junho ao Alto da Glória. Pouco fez. Entrou em campo em apenas uma oportunidade.

Fábio Braga

O filho do técnico Abel Braga estava na Romênia e veio para um contrato de uma temporada. O volante de 24 anos foi titular apenas uma vez e entrou no decorrer da partida em quatro jogos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]