• Carregando...
Após retornar contra o Flamengo, recuperado de lesão, Alex segue no time diante do Vitória | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Após retornar contra o Flamengo, recuperado de lesão, Alex segue no time diante do Vitória| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

"O jogo não vale nem 3, nem 6 pontos. Vale 300 pontos". A frase dita ontem pelo volante Helder, originada de uma conversa entre jogadores do Coritiba, reflete a importância do confronto direto desta noite, às 21 horas, contra o Vitória, em Salvador. Um jogo com um peso gigante para o futuro próximo do clube.

Como as duas equipes iniciarão a 35.ª rodada na beira da zona de rebaixamento, com os mesmos 37 pontos, a um da ZR, quem vencer dará um passo grande para evitar a Série B em 2015. Uma vitória hoje em Salvador abre a possibilidade, dependendo de uma combinação de resultados, de o Alviverde escapar matematicamente no jogo seguinte, contra o Palmeiras, no domingo.

Mesmo se os outros resultados não ajudarem, só o fato de finalmente vencer a primeira partida como visitante sob o comando de Marquinhos Santos, a segunda no campeonato, diminuirá a pressão para mais uma decisão no próximo final de semana.

"É um jogo difícil, pode decidir nosso ano. Sabemos da responsabilidade, mas creio que estamos todos preparados", garantiu ontem o volante Sérgio Manoel. "Uma partida em que se define muita coisa. É um confronto direto, as duas equipes com os mesmos pontos. Um concorrente na nossa frente [no número de vitórias] e precisamos pontuar", acrescentou o volante.

Depois de ficar a maior parte do campeonato entre os quatro últimos colocados, a possibilidade de não ter mais risco de cair é importante até para poder dividir a atenção com outros assuntos extracampo. O principal deles é a eleição geral do dia 13 de dezembro.

Quanto antes o time resolver seu destino dentro das quatro linhas, antes começa o planejamento para a próxima temporada. A renovação do técnico Marquinhos Santos, de alguns jogadores com contrato encerrando no fim do ano e a vinda de reforços, são alguns exemplos de situações que dependem dos desdobramentos do time na competição para serem discutidos.

No time coxa-branca, sem Rosinei, lesionado, e Leandro Almeida, suspenso, a tendência é de Sérgio Manoel ser mantido, com Welinton retornando e Dudu sendo a novidade no meio de campo.

"Todo o clima de decisão que estão botando em cima dessa partida decisiva é real. Nós podemos chegar aos 40 pontos, um número que nos deixa perto, segundo os matemáticos, de livrar o time do rebaixamento", disse o zagueiro Welinton. Para o matemático Tristão Garcia, o Coxa precisa de 44 pontos para não correr mais riscos de queda.

"Tem de ganhar a todo custo", resumiu Welinton. "Precisamos caprichar, procurar não tomar gols, uma hora vamos fazer. Aí sairemos com a vitória e acabaremos com esse falatório de que não vencemos fora de casa", encerrou um dos jogadores com futuro indefinido no clube.

Escudero volta

O Vitória deposita no retorno de Escudero suas esperanças para vencer o confronto com o Coritiba. O meia argentino está recuperado de uma lesão muscular na coxa que o afastou por um mês dos gramados. O técnico Ney Franco, entretanto, preferiu não garantir a escalação do atleta desde o início do jogo. O goleiro Wilson ressaltou a importância do gringo: "Ele fez muita falta". Por outro lado, o Rubro-Negro terá dois desfalques . O volante Luiz Gustavo não se refez de uma pancada recebida no treinamento e está fora. Além dele, o volante Richarlysson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]