• Carregando...
Alan Santos reza antes da derrota do Coxa na primeira partida final: nunca uma equipe conseguiu reverter desvantagem tão grande na decisão. | albari rosa/gazeta do povo
Alan Santos reza antes da derrota do Coxa na primeira partida final: nunca uma equipe conseguiu reverter desvantagem tão grande na decisão.| Foto: albari rosa/gazeta do povo

A derrota por 3 a 0 para o Atlético neste domingo (1º), na Arena da Baixada, na primeira partida decisiva empurrou uma responsabilidade inédita para o Coritiba na história do Paranaense. Desde 1915, houve 43 campeonatos com finais, mas nenhum registrou uma reversão de placar deste tamanho. Os outros campeonatos foram disputados por quadrangulares, triangulares e outras fórmulas, sem partidas decisivas. A última reversão registrada ocorreu na decisão de 2005, também em um Atletiba, quando o Furacão fez 1 a 0 após tomar o mesmo placar no primeiro jogo. O Atlético foi campeão nos pênaltis naquele ano.

Para aumentar a pressão para a partida do próximo domingo (8), no Couto Pereira, a final de 2016 marca o segundo ano consecutivo em que o Coxa toma três gols. Em 2015, o Coritiba perdeu por 3 a 0 para o Operário, em pleno Couto Pereira, na segunda partida decisiva.

A história em Atletibas, porém, pode deixar o torcedor alviverde otimista. Segundo o site do grupo Helênicos, que cuida do levantamento histórico do Coritiba, o Alviverde venceu o Rubro-Negro por mais de três gols de diferença em 23 ocasiões contra nove do Atlético.

O problema, porém, é que essa larga vantagem coxa ficou no passado. De 1995 para cá, foram quatro Atletibas com goleadas do Furacão, contando a deste domingo, contra três do Coritiba. O último 3 a 0 que o Coritiba emplacou no maior clássico do estado aconteceu em 2011, quando ganhou o título.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]