• Carregando...
Germano (à esq.) e Baraka são os principais responsáveis pela marcação no meio de campo do Coritiba | Antônio More/ Gazeta do Povo
Germano (à esq.) e Baraka são os principais responsáveis pela marcação no meio de campo do Coritiba| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

O Coritiba conta com uma arma inusitada para superar o Fluminense no Maracanã, às 21 horas, pela 14.ª rodada do Brasileiro: as faltas. Na tentativa de conseguir resultados melhores e sair da zona do rebaixamento após dez rodadas consecutivas, a equipe alviverde não tem hesitado em parar os adversários na base da "contravenção". Estratégia que coloca o Coxa como a equipe mais faltosa do Nacional, com 261 infrações em 13 jogos – média de uma a cada 4,5 minutos.

Confira as escalações de Fluminense e Coritiba

Duelo: Confira o desempenho de Alex e Conca no Brasileiro

A tendência é essa postura não mudar contra o Tricolor carioca. "Se perder a bola no ataque, tem de fazer a falta para parar a jogada. Ainda mais em um time rápido como o Fluminense, que toca a bola como eles", alerta o meia Robinho, que volta à formação titular, recuperado de dores musculares. "Se você não parar o lance, os jogadores deles são diferenciados e podem resolver a qualquer momento. Então a falta é importante", resume.

O detalhe é que, mesmo sendo o rei das infrações, o Coxa tem recebido poucas advertências. Bahia, Inter e Palmeiras têm mais cartões amarelos do que o time do Alto da Glória. Ao lado de São Paulo, Goiás, Atlético-MG e Chapecoense, o Alviverde faz parte do grupo que ainda não teve jogador expulso no torneio. "Lógico que você não vai ser desleal e machucar o adversário. Mas a falta dá condição para nós jogadores, principalmente de marcação, de neutralizar um ataque do adversário", lembra o volante Germano, um dos responsáveis pela marcação no meio de campo. "É importante ter o discernimento para não acabar sendo expulso e procurar terminar o jogo com 11 atletas", acrescentou.

Com esse foco na marcação, existem boas possibilidades de o técnico Celso Roth entrar em campo sem nenhum atacante de ofício, povoando o meio com cinco peças e deixando apenas o meia Alex mais avançado. Há ainda uma alternativa, testada no treino de ontem, de Norberto ser deslocado para a lateral direita e Keirrison entrar na frente. Tudo com o objetivo de pelo menos dormir esta noite fora da zona do rebaixamento, o que ocorrerá em caso de vitória.

"Vamos tentar no início do jogo não ser surpreendidos e buscar um gol em uma bola", diz Germano, autor de 11 faltas no Brasileiro. O outro volante, Baraka, com 28 infrações, é o mais faltoso da equipe. Os dados são do site Footstats.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]