• Carregando...
Coxa tem cinco rodadas para escapar do rebaixamento | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Coxa tem cinco rodadas para escapar do rebaixamento| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Figurar entre os candidatos ao rebaixamento tem sido fato corriqueiro para o Coritiba. Foi assim em 2012 e 2013 e será nesse ritmo até o fim deste ano. E se escapar de novo, será mais uma façanha, afinal de contas é muito raro algum time brigar tanto tempo, seguidamente, pela permanência e conseguir evitar o pior.

INFOGRÁFICO: Veja o destino dos principais ameaçados pelo rebaixamento restando cinco rodadas

O Brasileirão por pontos corridos, disputado desde 2003, não permite tanta repetição de erros. Uma equipe que esteve ameaçada em uma temporada tem, em geral, dois destinos: ou se arruma para ter uma vida tranquila na edição seguinte ou acaba sendo engolido pelo rebaixamento em no máximo três anos desastrosos.

Portuguesa, Ponte Preta, Avaí, Náutico, Juventude, São Caetano e Atlético-MG nem sequer tiveram uma terceira chance. E o Alviverde está para lá do limiar e tem de provar que pode se concretizar como uma das exceções — o Bahia passou dessa fase e luta contra a degola pelo quarto ano seguido.

O  Coxa de Marquinhos Santos dá sinais de que pode ter uma nova oportunidade na Série A em 2015. Venceu o Fluminense por 1 a 0 no último sábado, emendou quatro jogos sem perder — dois empates e duas vitórias —, saiu da zona do rebaixamento, subiu para a 15.ª colocação e abriu três pontos para o Vitória, que abre a região da degola. Tudo isso em uma rodada.

Desde que entrou na ZR, após o quarto jogo, esta é a terceira vez que consegue ficar à frente dela. Nas outras duas oportunidades (22.ª e 23.ª rodadas), acabou voltando logo na sequência para o grupo dos rebaixados. Uma lição a ser aprendida.

"Temos de comemorar e ter a consciência de que faltam cinco rodadas, e manter os pés no chão. Em algumas oportunidades no meu comando saímos e voltamos à zona de rebaixamento. É pensar jogo a jogo, cada jogo sendo uma decisão", aponta Marquinhos Santos.

São cinco decisões até o fim. O primeiro é o Flamengo, que ainda não está matematicamente livre do rebaixamento — o jogo é no domingo, no Maracanã. Depois, novamente fora de casa, um confronto direto com o Vitória.

Os três últimos jogos são incógnitas. O Palmeiras, no Couto Pereira, pode se tornar um embate de desesperados, mas há a possibilidade de o time paulista já ter escapado da degola e cumprir tabela. O Atlético-MG, fora, pode ter vencido a Copa do Brasil e conseguido a vaga na Libertadores, como também pode ter de jogar por uma vaga na competição via Brasileiro. Na rodada derradeira, em casa, o Bahia, com possibilidades de estar na Série B.

Visitante

Contra Flamengo e Vitória, o Coritiba tenta reverter a péssima campanha como visitante para ficar na Série A. O Alviverde tem o terceiro pior desempenho fora de casa, com uma vitória e cinco empates — só é melhor que Criciúma e Botafogo. Ao todo, apenas 17% de aproveitamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]