• Carregando...
Para o técnico Marcelo Oliveira a partida desta noite com o Atlético-GO não tem relação alguma com 2011 | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Para o técnico Marcelo Oliveira a partida desta noite com o Atlético-GO não tem relação alguma com 2011| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo
 |

Equipe

Após polêmica, Rafinha está cotado para voltar à equipe

A provável volta de Rafinha deve ser a principal novidade hoje no Couto Pereira. Depois de toda polêmica envolvendo a não participação dele contra o São Paulo, existe uma pressão dentro do clube para que ele jogue esta noite – com dores no tornozelo, pediu para não atuar, mesmo liberado pelo médico.

O técnico Marcelo Oliveira já adiantou que poupará alguns jogadores, mas não divulgou quem serão os escolhidos, deixando a escalação como uma incógnita.

O provável é que Éverton Ribeiro, Willian, Lucas Mendes, Gil, Lincoln, Tcheco e Roberto sejam os escolhidos para ficar de fora. Com isso, Rafinha, Junior Urso, Eltinho, Chico, Renan Oliveira e Anderson Aquino podem ser as novidades. Robinho, que poderia ser uma opção, sentiu dores musculares na semana e tem poucas chances de atuar.

Um momento delicado, um adversário traumático, uma lição... Esta é a forma que os jogadores do Coritiba encaram o confronto de hoje contra o Atlético-GO, às 18h30, no Couto Pereira.

Envolvidos na semifinal da Copa do Brasil, os atletas veem o rival desta noite como o fantasma que – no prognóstico interno do clube, após a avaliação dos erros no cômputo das 38 rodadas do Brasileiro de 2011 – selou a não classificação à Libertadores.

No ano passado, o Coxa perdeu na primeira rodada do Nacional para a equipe goiana, mesmo jogando com os titulares e em casa. Os alviverdes perceberam o estrago quando acabou a competição. Faltaram exatamente três pontos para que a equipe conseguisse a classificação para o torneio mais importante da América.

Foi uma das duas escassas derrotas do clube no Alto da Glória na edição anterior do Brasileirão. Situação que traz uma espécie de déjà vu – expressão da língua francesa para uma situação "já vivida".

"A lição [é] de que o jogo que nós perdemos em casa para eles no ano passado nos tirou da Libertadores", resume o zagueiro Emerson. "Este ano nós temos de levar todos os jogos do Brasileiro a sério para alcançar este objetivo. E contamos com o torcedor também para esta partida."

O confronto do ano passado com o Rubro-Negro de Goiás tem uma semelhança gritante com o de hoje: a colisão com o ápice do torneio ‘mata-mata’ da CBF. Naquela ocasião, o time paranaense tinha acabado de voltar de um empate sem gols contra o Ceará, em Fortaleza, e iria fazer o segundo jogo no Couto Pereira – vencido na sequência por 1 a 0. Agora, depois de perder para o São Paulo no Morumbi, o Coritiba terá de "esquecer" o confronto da próxima quarta-feira contra o time paulista para não correr o risco de perder a segunda partida como mandante no Brasileiro.

"Nós lamentamos muito este resultado [de 2011] porque lá na frente acabamos precisando de pontos para classificar [à Libertadores] e não conseguimos", admite o atacante Everton Costa. "Temos de tomar cuidado, nenhum time é bobo. Todos estão dando o melhor de si. Nós demonstramos [no Morumbi] que pode ser o São Paulo, o Corinthians... Tem de jogar de igual para igual", ensina.

Com três pontos em quatro partidas, o Coxa precisa da vitória hoje para não ver a disputa pela vaga no sonhado torneio continental se distanciar. Antes do início desta rodada o Alviverde era o 14.º colocado e o Internacional, o 4.º, já estava cinco pontos na frente.

Mesmo assim, o técnico Marcelo Oliveira prefere não usar o discurso dos jogadores sobre aprender com o Dragão do Centro Oeste. "Não [se tira uma lição do jogo do ano passado], é outra situação, outro momento. Completamente diferente. Vamos trabalhar para este jogo especificamente. O que passou no ano passado não existe mais", diz o treinador coxa-branca.

"É uma competição de pontos corridos e precisamos muito pontuar para mudar a classificação e é isso que vamos fazer", segue, com a forte possibilidade de poupar titulares para priorizar o duelo com os são-paulinos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]