• Carregando...
Lateral Adriano, hoje no Barcelona, encara a marcação do Sporting Cristal, no último confronto oficial do Coritiba diante de uma equipe estrangeira | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Lateral Adriano, hoje no Barcelona, encara a marcação do Sporting Cristal, no último confronto oficial do Coritiba diante de uma equipe estrangeira| Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo

Em 12º lugar no Brasileiro, a pior colocação desde o começo do campeonato, o Coritiba busca nesta terça-feira (24), às 21 horas, a redenção da temporada em outra competição. Diante do colombiano Itagüi, o Coritiba fará seu "jogo do ano", nas palavras do técnico Marquinhos Santos, dando uma demonstração que a equipe mudou o foco na busca de uma vaga na Libertadores da América de 2013.

"É a nossa competição. Independente de quem esteja na terça-feira no Couto Pereira lembramos que esse é o jogo do ano, onde precisamos juntos levar o Coritiba para avançar mais uma fase do torneio internacional", declarou o treinador ao site oficial do clube.

Para alcançar o objetivo, o Coritiba terá que inverter um retrospecto negativo. Diante de equipes estrangeiras nas competições internacionais que competiu, o Coxa tem um retrospecto de apenas 43,3%. Todos os confrontos foram nas duas Libertadores que o Alviverde disputou, em 1986 e 2004, quando o Coxa alcançou três vitórias, quatro empates e três derrotas.

Nas duas Libertadores que disputou, todas as vitórias alviverdes - contra Deportivo do Equador (1986), Rosário Central da Argentina e Sporting Cristal do Peru (2004) - foram por dois gols de diferença. Já a pior derrota, também na última participação, foi por 4 a 1 para o Sporting Cristal.

Para mudar esse panorama e largar com uma boa vantagem nas oitavas de final da Sul-Americana, Marquinhos quer o apoio da torcida diante do Itagüi. "Nós contamos com a garra e o espírito da nossa torcida para seguirmos fortes na Sul-Americana. Afinal, é um título inédito na história do clube", emenda.

Nas três participações anteriores na Sul-Americana, em 2004, 2009 e 2012, o Coritiba sequer chegou a entrar na fase continental, caindo ainda nos confrontos com equipes brasileiras.

Por outro lado, o Coxa jamais perdeu uma partida no Couto Pereira para adversários de fora do país por competições internacionais. São três vitórias e dois empates - aproveitamento de 73,3%.

Adversário

O colombiano Itagüi, adversário do Coritiba terça-feira, no Couto Pereira, faz sua estreia em competições internacionais. O adversário do Coxa, que está na Primeira Divisão da Colômbia há apenas dois anos, passou nas fases anteriores pelo Juan Aurich, do Peru, e River Plate, do Uruguai. Atualmente, o Itagüi é o sexto colocado do Campeonato Colombiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]