• Carregando...
Marquinhos Santos se emocionou ao conquistar o primeiro título como técnico de um time profissional | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Marquinhos Santos se emocionou ao conquistar o primeiro título como técnico de um time profissional| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Ao apito final do árbitro Adriano Milczvski, uma cena contrastava com a grande festa do elenco alviverde no gramado do Couto Pereira. Sozinho e visivelmente emocionado, o técnico Marquinhos Santos deu uma volta em toda a extensão do gramado e agradeceu o apoio do torcedor. Foi a maneira encontrada para agradecer a presença e confiança da torcida durante todo o Campeonato Paranaense, repetindo exaustivamente a frase "Aqui, não!". "No Couto, com a torcida é difícil perder um jogo, ainda mais um título. Aqui não, porque essa conquista também é deles. A torcida sempre se fez presente, cobrou como de time grande, como é o Coritiba, e neste processo a gente vai evoluindo. É para eles essa conquista", disse, muito emocionado ao comemorar seu primeiro título como técnico. Ele admitiu que durante a competição cometeu erros, mas ressaltou ter contado com o apoio da diretoria e da torcida para seguir o trabalho.

Pelas categorias de base de Coritiba, e anteriormente do Atlético, ele colecionou diversas taças. "É uma emoção muito grande, é para a torcida que a gente faz o futebol. Agradeço a Deus e à minha família, que sabe como é uma carreira de treinador. Acertei, errei, mas o resultado mostra que o planejamento é o melhor caminho sempre", destacou. O treinador também ressaltou o foco na conquista do tetracampeonato, que esteve presente na trajetória coxa-branca desde a apresentação do grupo, no terceiro dia do ano, passando pela fase de pré-temporada em Foz do Iguaçu, até a estreia na competição. "Hoje é o fechamento de um trabalho que iniciamos no dia 3 de janeiro, para a conquista do tetracampeonato". Entre os jogadores, o reconhecimento pelo trabalho do técnico também foi salientado na festa do título. "Isso é um prêmio à torcida, que compareceu e incentivou a gente em todas as partidas. Também ao Marquinhos, que conduziu a gente num grande trabalho. Seria um jogo difícil, mas nosso time tem jogadores de qualidade, colocamos em campo e fomos coroados com o título", comemorou o zagueiro Leandro Almeida.

Trajetória

O Paranaense 2013 foi a primeira competição profissional em que Marquinhos Santos dirigiu uma equipe desde o início da disputa. A primeira experiência do treinador à frente de um time principal começou em setembro do ano passado, quando substituiu Marcelo Oliveira durante o Brasileirão, e chegou à glória apenas oito meses depois.

Marquinhos Santos teve a pré-temporada para preparar sua equipe para a disputa do Estadual e tinha a obrigação de vencer a competição, ainda mais com a decisão do Atlético em usar o seu time Sub-23. O primeiro turno foi como todos no Coritiba esperavam e a vaga na final deu a chance para Marquinhos fazer experiências na equipe durante o returno. O time oscilou e não conseguiu conquistar o paranaense de forma direta.

Na final, o treinador tinha pela frente um duelo Atletiba. Um clássico que o técnico já estava acostumado a disputar. Nas categorias de base, participou de quatro finais entre as equipes e venceu três – duas com o Furacão e uma com o Coxa. O retrospecto foi mantido e Marquinhos Santos pôde comemorar o segundo tetracampeonato da história do clube.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]