• Carregando...
 | Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta do Povo

O Coritiba tem mais uma decisão pela frente, nesta quarta-feira (19), às 21h, o Coxa enfrentará o Vitória, no Barradão. O confronto é uma briga direta para escapar da zona de rebaixamento, com os dois clubes somando 37 pontos até o momento, um acima do Z-4. Uma derrota pode custar caro a qualquer uma das equipes. Caso a Chapecoense passe pelo Fluminense, o perdedor do jogo na Bahia voltará para o grupo dos quatro últimos colocados.

O triunfo sobre a Chape, em Santa Catarina, reviveu o Vitória, que ocupa a 15ª colocação, ficando à frente do Coxa nos critérios de desempate. Além disso, o Coritiba precisa superar o mau rendimento longe da torcida. Até agora, apenas oito pontos somados em 17 jogos como visitante neste Brasileiro.

Coritiba

O técnico Marquinhos Santos terá dois desfalques: suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Leandro Almeida fica fora, assim como o volante Rosinei, que ainda se recupera de uma pancada sofrida na panturrilha. Na defesa, Welinton retorna para jogar ao lado de Luccas Claro, enquanto, para o lugar de Rosinei, o volante Sérgio Manoel será o escolhido. Sem poder escalar o esquema com três zagueiros, o meia Dudu deve ser escalado.

Vitória

O volante Richarlyson é o único desfalque garantido no Vitória. No triunfo sobre a Chapecoense, o jogador levou o terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o técnico Ney Franco terá o retorno de Vinícius. O atacante passou o fim de semana em tratamento intensivo no departamento médico, ficando de fora da partida em Santa Catarina.

Chave da vitória

Sem poder atuar com três zagueiros, a equipe precisará retomar a segurança defensiva com uma nova formação. Contra o Flamengo foram três gols sofridos e isso precisa mudar em Salvador. A provável aposta do técnico Marquinhos Santos é fazer do meia Robinho um terceiro volante. No ataque, a esperança está em Alex e no camaronês Joel, que vive grande fase. A favor do Coxa está o desempenho do Vitória em casa, o segundo pior da competição: foram 22 pontos, marca superior apenas ao rival Bahia.

Melhor e pior cenários

Um vitória no Barradão pode deixar o Coritiba na 13ª posição, com 40 pontos – para isso, Palmeiras e Figueirense não podem somar pontos diante de Sport e Botafogo, respectivamente. A vitória do time catarinense, no entanto, pode se positiva já que segura os botafoguenses ainda mais na ZR. Na briga contra a degola, o Coxa pode abrir quatro pontos do Z-4, desde que a Chapecoense perca para o Fluminense. No pior cenário, uma derrota para os baianos aliada a uma vitória da Chape no Maracanã devolve o Coritiba à zona de rebaixamento.

Histórico

Em Campeonatos Brasileiros, a vantagem é alviverde: são nove vitórias, contra sete dos baianos e seis empates. O Coxa marcou 31 gols, contra 17 do Vitória. Em Salvador, no entanto, a situação se inverte completamente. Em nove partidas, o Alviverde saiu vencedor em apenas uma oportunidade, em 1998. No mais, um empate e sete derrotas.

No primeiro turno – Coritiba 2 x 0 Vitória

Contra o Vitória, o Coritiba conseguiu seu primeiro triunfo no Couto Pereira nesta edição do Brasileiro. Superior durante os 90 minutos, o Coxa quebrou um jejum que já durava quatro meses em seu próprio estádio. O primeiro gol saiu aos 17 minutos, com Dudu arriscando da intermediária e acertando o ângulo do goleiro Wilson. Após o intervalo, o Coritiba matou o jogo após Keirrison sofrer pênalti de Kadu. O próprio camisa 9 converteu a cobrança. Na ocasião, as duas equipes se mantiveram na zona de rebaixamento após a partida, o Coxa em 17º e o Vitória na 19ª colocação.

Campanha

O Coritiba ocupa a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 37 pontos. Até agora, são nove vitórias, dez empates e 15 derrotas. Foram 34 gols marcados, contra 41 sofridos. Nos últimos cinco jogos, teve duas vitórias, um empate e duas derrotas. O Vitória, por sua vez, está na 15ª posição, com os mesmos 37 pontos do Coxa. Os baianos venceram dez, empataram sete e perderam 17 partidas. São 36 gols marcados e 46 sofridos. Nas últimas cinco rodadas, duas vitórias e três derrotas.

Curiosidades

Faltou pouco para que Ney Franco estivesse do outro lado neste duelo. Quando Celso Roth foi demitido, no fim do primeiro turno, o treinador do Vitória chegou a ser sondado pelo Coritiba, mas a proposta sequer chegou a acontecer por conta das disputas finais do Campeonato Baiano e do contrato do técnico com o Leão. Ney passou pelo Coxa entre 2009 e 2010, ficando mais de um ano no comando, saindo apenas para assumir a coordenação das divisões de base da seleção brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]