Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
brasileiro

Tcheco é trunfo nos bastidores do Coritiba na luta contra o rebaixamento

Sem aparecer para o público, ex-meia, técnico interino na fuga do descenso em 2013, orienta jogadores e comissão técnica do Alviverde

Auxiliar-técnico do Coritiba, Tcheco | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Auxiliar-técnico do Coritiba, Tcheco (Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo)

De maneira discreta, sem aparecer para a torcida, o auxiliar-técnico Tcheco é uma figura importante na luta do Coritiba contra o rebaixamento. Com a experiência de ter sido ídolo em campo e também técnico interino do Alviverde nas três últimas rodadas do Brasileiro do ano passado, quando a equipe conseguiu duas vitórias e escapou do descenso, o ex-meia aconselha tanto os jogadores quanto a comissão técnica.

"O Tcheco é vital", resume Alex, atual capitão da equipe do Alto da Glória e um dos principais líderes do elenco. "Ele é um dos ídolos recentes do clube, tem uma história ligada à cidade, cresceu no Paraná, mas se formou como personalidade no Coritiba", opina o camisa 10.

Alex ainda conta que o auxiliar-técnico tem uma função dentro do Coxa que poucos sabem. "Ele conhece muito bem o clube, ajuda demais os jogadores, principalmente os que estão chegando de fora", diz. "É uma figura importantíssima sempre, seja quando jogava ou agora como ex-jogador. Independente da função dele, sempre colaborou bastante", garante.

Um dos elos entre comissão técnica e jogadores, Tcheco participa ativamente na elaboração dos treinos, mais à vontade para opinar do que quando o técnico era Celso Roth. A parceria com Marquinhos Santos já ocorria entre 2012 e 2013, na primeira passagem do treinador.

Nos treinamentos que são liberados para a imprensa, o que se vê é sempre um auxiliar disposto a ajudar. Entre as atribuições, trabalha com os atletas que não estão, no momento, entre os titulares e os reservas.

Neste ano, Tcheco tem preferido não conceder entrevistas, depois de algumas divergências com jornalistas em 2013. Um silêncio também orientado pelo clube com o intuito de não dar destaque desproporcional ao auxiliar.

"É uma excelente pessoa", afirma o goleiro Vanderlei. "Passou por várias situações, de brigas por título, rebaixamento, e tem toda a sua experiência. Além de tudo é um cara identificado com o clube, a torcida, os dirigentes e os próprios jogadores. O que ele puder passar de experiência para nós, temos de escutar e procurar fazer melhor", disse o camisa 1.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.