• Carregando...

No fim do Campeonato Brasileiro Alex se despede dos gramados e começa a preparação para um novo desafio na carreira: a de se tornar treinador. O próprio meia descartou a possibilidade de seguir jogando no Coritiba, por causa das promessas não cumpridas pela diretoria alviverde. Assim como descartou também a possibilidade de se transferir para o futebol dos Estados Unidos.

"Não vou parar em dezembro e ser treinador daqui a seis meses. Vou pisar um pouco no freio, sair um pouco de cena buscando uma preparação", afirma o meia .

Em entrevista à Gazeta do Povo no último dia 19, o próprio ídolo alviverde deu alguns nomes de treinadores com quem pretende passar um período de aprendizado antes de assumir a prancheta à beira do campo. Confira o que Alex pode aprender com cada um deles:

Vanderlei Luxemburgo

Foi com o técnico carioca que Alex teve a melhor temporada da carreira de jogador, em 2003, quando comandou a tríplice coroa pelo Cruzeiro (Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro). Com o "professor Luxa", Alex pode aprender principalmente formações táticas das equipes. Além de como montar grandes esquadrões, como Luxemburgo fez em conquistas pelo Palmeiras, Corinthians e o próprio Cruzeiro.

Zico

Alex teve o privilégio de ser treinado no Fenerbahçe pelo seu maior ídolo: Zico. Nos dois anos de trabalho com o Galinho de Quintino, entre 2006 e 2008, o meia conquistou um Campeonato Turco em 2006-07 e chegou às quartas de final da Liga dos Campeões de 2007-08. Do contato com Zico, que é uma das estrelas da nova Liga Indiana de futebol, no GOA FC, Alex pode tirar exatamente a experiência da transição de ser um ídolo dentro de campo, ovacionado por uma multidão, para estar preparado para suportar críticas no comando de uma equipe.

Pierre van Hooijdonk

O ex-atacante holandês foi companheiro de Alex entre 2003 e 2005 no Fenerbahçe, jogou a Copa de 1998, além das Euros de 2000 e 2004 pela Holanda. Alex não esconde de ninguém que é um grande entusiasta da escola holandesa de futebol. Por esse motivo, Alex já anunciou que Van Hooijdonk, atualmente técnico da seleção olímpica da Holanda, será um dos primeiros a ser procurado pelo meia para um estágio após parar de jogar.

Josep Guardiola

Alex espera, de alguma forma, ter algum contato com um dos principais treinadores dos últimos anos, o espanhol Josep Guardiola. Talvez uma conversa já seria suficiente para o meia captar um pouco da filosofia do jogo de posse de bola que dominou o futebol mundial recentemente, primeiro, com o quase imbatível Barcelona e, agora, à frente do alemão Bayern de Munique. Um bom contato para intermediar esse encontro pode ser o lateral Rafinha, cria do Coritiba e titular do clube bávaro.

Abel Braga

Na entrevista à Gazeta, Alex revelou que Abel Braga será outro treinador que vai procurar para conversar quando parar de jogar. O meia nunca trabalhou com o atual comandante do Internacional, o que pode inspirá-lo a buscar novos pontos de vista em torno do futebol na carreira de treinador.

José Mourinho

Conseguir um contato com o comandante do Chelsea é um dos objetivos de Alex antes de virar treinador. Com uma carreira consolidada em alguns dos maiores clubes do fugtebol europeu, em especial na Premier League, Mourinho pode passar ao meia orientações de gestão fora do campo – na Inglaterra, os treinadores também acumulam a função de diretor de futebol, sendo responsáveis pelas negociações de reforços. Mourinho também pode dar dicas a Alex de como ser bem-sucedido no exterior, além de títulos pelo Chelsea, o português também obteve sucesso na Inter de Milão e no Real Madrid.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]