• Carregando...
Herói da classificação coxa-branca para as oitavas de final da Sul-Americana, o goleiro Vanderlei defendeu três cobranças de pênalti do vitória: adeus à má fase | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Herói da classificação coxa-branca para as oitavas de final da Sul-Americana, o goleiro Vanderlei defendeu três cobranças de pênalti do vitória: adeus à má fase| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

FICHA TÉCNICA - Veja como foi Coritiba 1 (4) x 0 (3) Vitória

  • Vanderlei defendeu três cobranças na decisão por pênaltis
  • Julio César estufou a bola nas redes várias vezes logo após marcar o gol do Coxa no Couto Pereira
  • Bill lamenta no gramado do Couto Pereira
  • Leandro Almeida afasta o perigo em lance de ataque do Vitória
  • Geraldo tenta roubar a bola do lateral Dimas
  • Bill em dividida com defensores do Vitória
  • Torcedores do Coritiba se protegem do frio no Couto Pereira

Enfim o Coritiba passou de fase em uma competição internacional. Mas foi com muita emoção. Precisando bater o Vitória para garantir uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana – havia perdido por 1 a 0 no jogo de ida –, repetiu o resultado e levou a decisão para as penalidades máximas na noite de ontem no Estádio Couto Pereira. Na marca da cal, levou a melhor, derrubando o rival baiano por 4 a 3.

O herói da noite foi o goleiro Vanderlei, justamente o responsável pela derrota na partida em Salvador, quando falhou no gol de Fabrício. Ontem, apagou o que passou e redimiu-se ao defender as cobranças de Maxi Biancucchi, Pedro Oldoni e Elizeu.

"Fiquei triste por ter tomado um gol em uma bola defensável naquele jogo, mas futebol é assim mesmo. Preciso estar preparado sempre e hoje [ontem] pude ajudar a equipe nos pênaltis. Nós merecemos essa classificação pelo ano que estamos fazendo", disse o arqueiro coxa-branca.

Com as defesas de Van­­derlei, o gol de Julio César no primeiro minuto da etapa final e a cobrança derradeira de Gil, o Coritiba acaba com o trauma das eliminações em torneios continentais. Foram precisas seis tentativas para que isso ocorresse.

Em duas Libertadores e outras três Sul-Americanas, fez a quantidade mínima de partidas, colecionando um péssimo retrospecto. Até então tinha realizado 18 jogos e contabilizado apenas seis vitórias (33%). Culpa dos seis empates e das seis derrotas. Em 2009, aliás, já havia sido eliminado pelo próprio Vitória na Sul-Americana, justamente em cobranças de pênalti.

"É uma classificação inédita, são 103 anos de história e isso não havia acontecido ainda. É mérito do grupo, que sempre lutou e trabalhou, e também da torcida, que não deixou de acreditar. O grupo e toda a comissão técnica estão de parabéns pelo trabalho de hoje [ontem]", comemorou o técnico Marquinhos Santos.

Na próxima fase, o Alvi­­verde enfrenta o vencedor do confronto entre o uruguaio River Plate e o colombiano Itagüi, que será definido hoje, em Montevidéu – os colombianos venceram a primeira partida por 1 a 0.

Mais que uma classificação inédita, a vitória de ontem deu novo ânimo ao time, que teve uma queda significativa de desempenho nas últimas cinco partidas. Pelo Brasileirão, empatou uma e perdeu outras três. Um agosto para ser esquecido, não fosse a passagem para a etapa internacional da Sul-Americana.Por ora, o Alviverde dá um tempo na competição in­­ternacional e volta-se ao Campeonato Brasileiro, bus­­cando o retorno para o G4. Pela frente tem o In­­ternacional no domingo, às 16 horas, também no Couto Pereira, quando poderá contar com o retorno de Alex, recuperado de lesão – o meia assistiu da arquibancada a classificação coxa-branca na noite de ontem.

Coritiba x Vitória

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]