• Carregando...
O Coritiba de Alex, o Maringá de Gabriel Barcos, o Atlético de Nathan e o Paraná de Giancarlo são os favoritos a ficar com a primeira posição | Gazeta do Povo
O Coritiba de Alex, o Maringá de Gabriel Barcos, o Atlético de Nathan e o Paraná de Giancarlo são os favoritos a ficar com a primeira posição| Foto: Gazeta do Povo

A última rodada do Campeonato Paranaense, com todos os jogos marcados para as 16 horas de domingo (9), definirá os oito times classificados para o mata-mata e os quatro que vão ao Torneio da Morte – quadrangular que definirá dois rebaixados. Coritiba e Maringá estão matematicamente classificados. As chances de Atlético, Paraná e J. Malucelli ficarem de fora são matematicamente desprezíveis. Os cinco lutam para terminar na melhor posição possível. Prudentópolis, Rio Branco, Londrina e Cianorte dependem apenas de si para ficar entre os oito enquanto o Operário precisa de uma combinação de resultados e o Arapongas de um milagre para fugir do Torneio da Morte. Nele, o lanterna Toledo espera outros três companheiros.

Veja o que pode acontecer com cada time na última rodada:

Coritiba (1º colocado, 18 pontos, 5 vitórias, 4 gols de saldo)*classificadoAdversário: Londrina, fora de casaMelhor posição possível: 1º lugarGarante a ponta em caso de vitória. Se empatar, precisa que o Maringá não vença o Rio Branco. Caso perca, torce por tropeço do Maringá, empate no clássico entre Paraná e Atlético e que o J. Malucelli não vença o Operário. Prudentópolis e Rio Branco também têm chances matemáticas de terminar em primeiro, mas precisam vencer seus jogos e tirar uma grande diferença no saldo de gols em relação ao Coxa. O Prude tem -2 e o Leão -3.Pior posição possível: 5º lugarSe perder e tudo mais der errado, seria ultrapassado por Maringá ou Rio Branco, Atlético ou Paraná, J. Malucelli e Prudentópolis.

Maringá (2º colocado, 16 pontos, 5 vitórias, 4 gols de saldo)*classificadoAdversário: Rio Branco, fora de casaMelhor posição possível: 1º lugarGarante a liderança da primeira fase caso vença e o Coritiba não ganhe do Londrina.Pior posição possível: 6º lugarSe perder, será ultrapassado pelo Rio Branco. Também perderia posições caso haja um vencedor no clássico entre Paraná e Atlético, se o J. Malucelli vencer o Operário e o Prudentópolis bater o Cianorte.

Atlético (3º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 6 gols de saldo)**99,9% classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezívelAdversário: Paraná, fora de casaMelhor posição possível: 1º lugarFica em primeiro caso vença o clássico, o Coritiba perca para o Londrina e o Maringá não vença. Também precisaria torcer para que o J. Malucelli não goleie o Operário e tire a diferença de quatro gols no saldo.Pior posição possível: 8º lugarEm caso de derrota no clássico, seria ultrapassado pelo Paraná. Ainda correria o risco de perder posições para J. Malucelli, Prudentópolis ou Cianorte, Rio Branco e Londrina.

Paraná (4º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 4 gols de saldo)**99,9%classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezívelAdversário: Atlético, em casaMelhor posição possível: 1º lugarFica em primeiro caso vença o clássico, o Coritiba perca para o Londrina e o Maringá não vença. Também precisaria torcer para que o J. Malucelli não goleie o Operário e tire a diferença de dois gols no saldo.Pior posição possível: 8º lugarEm caso de derrota no clássico, correria o risco de perder posições para J. Malucelli, Prudentópolis ou Cianorte, Rio Branco e Londrina.

J. Malucelli (5º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 2 gols de saldo)**99,9%classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezívelAdversário: Operário, fora de casaMelhor posição possível: 1º lugarPara ser o melhor da primeira fase, além de vencer o seu jogo precisaria de derrota do Coritiba, que o Maringá não vença e de um empate entre Paraná e Atlético. Se houver um vencedor no clássico, teria de golear e tirar a diferença no saldo de gols – atualmente é de dois para o Tricolor e quatro para o Rubro-Negro.Pior posição possível: 8º lugarEm caso de derrota, correria o risco de perder posições para Prudentópolis ou Cianorte, Rio Branco e Londrina.

Prudentópolis (6º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, -2 gols de saldo)Adversário: Cianorte, em casaMelhor posição possível: 1º lugarChances mínimas. Precisa vencer, torcer por derrota do líder Coritiba e tirar uma diferença de seis gols no saldo (4 x -2). Ainda necessita que o Maringá não vença o Rio Branco e de um empate entre Paraná e Atlético. Se houver um vencedor no clássico, teria de golear e tirar a diferença no saldo de gols – atualmente é de seis para o Tricolor e oito para o Rubro-Negro. Por fim, o J. Malucelli também não poderia ganhar. Ou também há a chance de confrontá-lo no saldo de gols (atualmente 2 x -2).Pior posição possível: 9º lugarIria para o Torneio da Morte se perder para o adversário direto Cianorte, o Rio Branco ao menos empatar e o Londrina ganhar. Precisa de ao menos um empate para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.

Rio Branco (7º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, -3 gols de saldo)Adversário: Maringá, em casaMelhor posição possível: 1º lugarChances irrisórias. Precisa vencer, torcer por derrota do líder Coritiba e tirar uma diferença de seis gols no saldo (4 x -3). Ainda necessita de um empate entre Paraná e Atlético. Se houver um vencedor no clássico, teria de golear e tirar a diferença no saldo de gols – atualmente é de sete para o Tricolor e nove para o Rubro-Negro. Por fim, J. Malucelli e Prudentópolis também não poderia ganhar. Ou também há a chance de confrontá-los no saldo de gols (atualmente 2 x -3 e -2 x -3, respectivamente).Pior posição possível: 9º lugarVai para o Torneio da Morte se perder, Londrina e Cianorte ganharem e ficar em desvantagem em relação ao Prudentópolis no saldo de gols (atualmente -3 x -2). Precisa de ao menos um empate para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.

Londrina (8º colocado, 13 pontos, 3 vitórias, 2 gols de saldo)Adversário: Coritiba, em casaMelhor posição possível: 3º lugarTem de vencer, torcer por empate entre Paraná e Atlético e tirar a diferença para ambos no saldo (atualmente 2 x 4 e 2 x 6, respectivamente). Além disso, J. Malucelli e Prudentópólis não podem ganhar. Caso o Cianorte vença o Prude, ainda precisa ficar de olho no saldo do adversário (hoje leva vantagem de 2 x 0).Pior posição possível: 11º lugarA chance de Torneio da Morte é real. Em caso de derrota, perde posições se o Cianorte ao menos empatar, o Operário ganhar e o Arapongas vencer e tirar uma larga diferença no saldo de gols (atualmente 2 x -6 favorável ao Londrina). Se empatar, é ultrapassado em caso de vitórias de Cianorte e Operário. Precisa ganhar para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.

Cianorte (9º colocado, 13 pontos, 0 gol de saldo)Adversário: Prudentópolis, fora de casaMelhor posição possível: 3º lugarTem de vencer, torcer por empate entre Paraná e Atlético e tirar a diferença para ambos no saldo (atualmente 0 x 4 e 0 x 6, respectivamente). Além disso, J. Malucelli e Rio Branco não podem ganhar. Em caso de empate do primeiro, precisaria tirar a diferença no saldo (0 x 2). Caso o Londrina vença, ainda teria de superar o adversário no saldo (hoje também 0 x 2). Pior posição possível: 11º lugarPara escapar do Torneio da Morte, precisa ganhar do adversário direto Prudentópolis. Pode até avançar empatando, desde que o Londrina perca e o Operário não vença. Em caso de derrota, só deixa de ir ao Torneio da Morte se o Tubarão perder por uma diferença que o faça perder a vantagem no saldo e o Operário não ganhar. Ainda pode ser ultrapassado pelo Arapongas, caso esse adversário ganhe e tire a diferença no saldo (0 x -6).

Operário (10º colocado, 12 pontos, 2 vitórias, 0 gol de saldo)Adversário: J. Malucelli, em casaMelhor posição possível: 8º lugarO Rei dos Empates está em situação crítica. Para acabar em oitavo, precisa ganhar e torcer para que Londrina e Cianorte não vençam.Pior posição possível: 11º lugarAlém de ir ao Torneio da Morte, perdendo ou empatando perderá mais uma posição se o Arapongas ganhar na rodada.

Arapongas (11º colocado, 10 pontos, 2 vitórias, -6 gols de saldo)Adversário: Toledo, fora de casaMelhor posição possível: 8º lugarApenas aguarda a confirmação do Torneio da Morte. Para ficar em oitavo precisa ganhar, torcer por derrotas de Londrina e Cianorte, além de tirar a larga diferença para ambos no saldo (-6 x 2 e -6 x 0, respectivamente), e por fim, que o Operário não vença. Pior posição possível: 11º lugarMesmo perdendo não será ultrapassado pelo lanterna Toledo.

Toledo (12º colocado, 4 pontos, 1 vitória, -11 gols de saldo)Adversário: Arapongas, em casaMelhor posição e pior posição possível: 12ºNão deixará a lanterna da primeira fase nem em caso de vitória sobre o penúltimo colocado.

**Atlético, Paraná e J. Malucelli só deixam de se classificar se acontecer uma combinação impossível. Para um deles ficar de fora, terá de ser goleado e todos os outros resultados serem contrários, inclusive o Cianorte ganhar o confronto direto do Prudentópolis. Assim, quem perder entre Rubro-Negro, Tricolor e Jotinha ficaria empatado em oitavo com o Prude. Mas todos têm saldo melhor que o adversário. Caso o time do interior perca por um gol, ficaria com saldo -3. Para terminar pior que isso o Atlético (saldo 6) teria de levar 10 gols de diferença, o Paraná (saldo 4), oito gols e o Jota (saldo 2) seis gols.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]