• Carregando...
Alexandre Pato comemora um de seus dois gols no amistoso desta quarta | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Alexandre Pato comemora um de seus dois gols no amistoso desta quarta| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
  • Damião agradece após abrir o placar contra a Suécia

O Brasil venceu a Suécia por 3 a 0 no amistoso de despedida do Estádio Rasunda, em Estocolmo, nesta quarta-feira (15). O estádio sueco foi palco da final da Copa de 1958, onde a seleção brasileira conquistou seu primeiro título. Os gols da partida foram paranenses: Leandro Damião e Alexandre Pato, duas vezes, marcaram e aliviaram a pressão sobre o técnico Mano Menezes após o fracasso na Olimpíada de Londres.

De cabeça, Damião fez o primeiro gol do jogo aos 31 minutos da etapa inicial. Pato marcou nos minutos finais da partida, com dois gols em apenas três minutos. O primeiro do atacante do Milan foi de cabeça, em impedimento, após uma bobeada da zaga adversária. Já o segundo foi de pênalti sofrido por ele mesmo.

"A gente sabia que não ia ser um jogo fácil, mas nada mais justo depois de uma derrota nas Olimpíadas conseguirmos sair com uma vitória" declarou o zagueiro Thiago Silva, que comemorou o fato de Ibrahimovic, seu companheiro de clube no PSG, da França, não ter jogado por causa de uma lesão.

"Ele ia dar muito trabalho para gente, ainda bem que não jogou" disse o zagueiro.

Para o lateral Daniel Alves, a volta de jogadores mais experientes só vai melhorar o desempenho do time. "O time é jovem e os mais velhos acrescentam ao time com experiência", disse Alves, que não disputou a Olimpíada de Londres.

O Rasunda será demolido para dar lugar a um conjunto de prédios. Um estádio mais moderno será construído em outro local da capital sueca. Na decisão de 1958, que consagrou o jovem Pelé, o Brasil triunfou por 5 a 2.

O jogo

O Brasil dominou o primeiro tempo, mas não conseguia chegar ao gol de Isaksson. Com mais posse de bola, a Seleção foi empurrando a Suécia para o campo de defesa e trabalhando a bola com Neymar, Paulinho, Rômulo, Oscar e Ramires na entrada da grande área.

Sem seus principais atacantes - Ibrahimovic e Elmander, que se recuperam de lesão - os suecos pouco deram trabalho ao goleiro Grabriel e limitaram-se a cercar a saída de bola do Brasil para tentar um lance no contra-ataque.

Sem efetividade, os brasileiros demoraram para chutar a gol e perderam boas chances de abrir o placar. Aos 18 minutos, Oscar chutou de longe, a bola bateu na trave e voltou no pé de Neymar, que marcou o gol, mas o bandeira anulou mal – marcando posição irregular do brasileiro.

Aos 29’, o meia teve outra boa chance, quando saiu de frente para o gol de Isaksson. mas, ao invés de marcar, preferiu tocar a bola. Ninguém acompanhou a jogada e a bola apenas se perdeu na lateral. No minuto seguinte, Leandro Damião não perdeu a oportunidade. O atacante brasileiro recebeu um cruzamento de Neymar, tocou de cabeça sem chances para o goleiro sueco e abriu o placar para o Brasil.

O segundo tempo teve o Brasil trabalhando a bola no meio de campo. No primeiro minuto de jogo, Daniel Alves chutou forte e quase enganou Isaksson.

A Suécia parecia ter se contentado com a derrota, pois pouco criou – mesmo com as substituições feitas pelo técnico Erik Hamren. Marcando a saída de bola brasileira, os suecos acabaram cometendo muitas faltas durante a partida: Wernbloom era um dos mais atuantes na marcação.

Percebendo o cansaço no time, Mano Menezes promoveu uma série de mudanças no fim do segundo tempo. Saíram David Luiz, Paulinho, Oscar, Neymar e Leandro Damião para a entrada de Dedé, Sandro, Hulk, Lucas e Alexandre Pato – o destaque do segundo tempo.

Em três minutos, Pato marcou dois gols. O primeiro foi de cabeça aos 38’, após confusão na pequena área, onde os suecos reclamaram posição de impedimento do atacante. Minutos depois, Pato foi derrubado dentro da área por Wernbloom e converteu a cobrança, ampliando o placar para 3 a 0 e decretando a vitória brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]