• Carregando...
Jogadores e torcedores comemoram o avanço do Fantasma na fase do mata-mata da Série D | Josué Teixeira/Gazeta do Povo
Jogadores e torcedores comemoram o avanço do Fantasma na fase do mata-mata da Série D| Foto: Josué Teixeira/Gazeta do Povo

Se a comemoração do acesso à Série C varou a madrugada e continuou até o amanhecer, imagine só como será a festa em Ponta Grossa neste domingo (10), quando o Operário enfrenta o Globo-RN para carimbar o título de campeão da Série D. O duelo começa às 19 horas, no Estádio Germano Krüger.

Depois de aplicar 5 a 0 no jogo de ida, em Ceará-Mirim, no último domingo (3), o Fantasma pode até perder por 4 a 0 que mesmo assim levantará uma taça pela segunda vez em 105 anos de história. Só um desastre impedirá a festa em preto e branco.

A primeira conquista aconteceu no dia 3 de maio de 2015, no Campeonato Paranaense. Na decisão contra o Coritiba, o time de Vila Oficinas venceu com um placar agregado de 5 a 0 e festejou, literalmente como nunca antes, diante de 22 mil pessoas no Couto Pereira.

Desta vez, a festa tem tudo para começar em casa, no Germano Krüger – e não será necessário esperar o dia seguinte para que ela fique completa. Depois, certamente ganhará as ruas da cidade, sem hora para acabar.

A euforia do Fantasma também significará uma façanha para o futebol paranaense, que nunca conquistou um título da Quarta Divisão, criada em 2009. Apenas São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais já alcançaram conquistas em todas as divisões.

Com ou sem título, o retorno à Série C após 25 anos já merece um capítulo à parte na história do Operário Ferroviário, que foi da glória ao inferno após sagrar-se campeão estadual dois anos atrás. Na temporada 2016, que tinha tudo para ser ainda mais positiva, o clube foi rebaixado no Paranaense.

O campeão havia caído e, pior, não voltou em 2017. Apesar da melhor campanha na primeira fase da segunda divisão estadual, o time ficou pelo caminho no quadrangular final – União de Francisco Beltrão e Maringá subiram.

Um fracasso enorme, que certamente motivou o elenco comandado pelo técnico Gerson Gusmão – auxiliar de Itamar Schülle em 2015 – a trabalhar dobrado para fazer história com o acesso nacional.

E que está agora prestes a parar Ponta Grossa pela segunda vez.

Confira todos os jogos do Operário na Série D

Primeira Fase - Grupo A15

Operário 1 x 0 Brusque

São Paulo-RS 1 x 0 Operário

Operário 1 x 0 XV de Piracicaba

XV de Piracicaba 0 x 1 Operário

Operário 3 x 1 São Paulo-RS

Brusque 1 x Operário

Segunda Fase

Desportiva 0 x 2 Operário

Operário 2 x 1 Desportiva

Oitavas de final

Espírito Santo 1 x 0 Operário

Operário 1 x 0 Espírito Santos – vitória nos pênaltis por 4 x 2

Quartas de final

Maranhão 1 x 3 Operário

Operário 2 x1 Maranhão – acesso à Série C garantido

Semifinal

Atlético-AC 0 x 0 Operário

Operário 2 x 0 Atlético-AC

Final

Globo-RN 0 x 5 Operário

Operário x Globo-RN (10/9/2017)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]