• Carregando...
Jogadores norte-americanos festejam com a taça da Copa Ouro em Chicago | Jim Young / Reuters
Jogadores norte-americanos festejam com a taça da Copa Ouro em Chicago| Foto: Jim Young / Reuters

A seleção dos Estados Unidos conquistou neste domingo (28), em Chicago, o título da Copa Ouro, torneio regional da Concacaf, confederação que reúne as Américas do Norte e Central, além do Caribe. Na decisão, bateu o Panamá por 1 a 0.

A conquista encerra um hiato de seis anos sem títulos dos EUA, que perderam as decisões das edições de 2009 e 2011 para o México. Desta vez a seleção mexicana não jogou com força máxima e acabou eliminada pelo Panamá nas semifinais.

Desde que a antiga Copa Concacaf deu origem à Copa Ouro, em 1991, os EUA já conquistaram o título cinco vezes, contra seis dos mexicanos. O Canadá ganhou uma.

A edição deste ano foi realizada em 13 cidades e teve 12 times - os três da América do Norte, os quatro melhores colocados na Copa do Caribe 2012 e os cinco primeiros da Copa Centro-Americana de 2013 -, divididos em três grupos.

Enquanto os EUA avançaram com tranquilidade, com vitórias sobre Belize (6 a 1), Cuba (4 a 1) e Costa Rica (1 a 0), o México sofreu na fase de grupos: vencendo Canadá (2 a 0) e Martinica (3 a 1), mas sendo derrotado pelo Panamá. Nas quartas, os norte-americanos fizeram 5 a 1 em El Salvador e os mexicanos tiveram trabalho para ganhar por 1 a 0 de Trinidad & Tobago.

Nas semifinais veio a eliminação do México, com derrota por 2 a 1 para o Panamá. Os norte-americanos não tiveram dificuldades para fazer 3 a 1 em Honduras e chegaram à decisão no Soldier Field, em Chicago, como favoritos.

Neste domingo, Brek Shea saiu do banco de reservas para marcar o único gol do jogo e garantir o título para os donos da casa.

A próxima edição do torneio está marcada para acontecer entre 14 de junho e 5 de julho de 2015, em país ainda não definido. Os norte-americanos terão direito a realizar um jogo contra o campeão de 2015 para definir o representante da Concacaf na Copa das Confederações de 2017, na Rússia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]