• Carregando...
Europol investiga manipulação de resultados em 380 jogos no continente. Uefa é presidida por Michel Platini | Reuters
Europol investiga manipulação de resultados em 380 jogos no continente. Uefa é presidida por Michel Platini| Foto: Reuters

Uma ampla investigação sobre manipulação de resultados identificou mais de 380 partidas suspeitas, incluindo jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e da Eurocopa, além de dois duelos da Liga dos Campeões da Europa. As evidências encontradas apontam que um grupo criminoso de Cingapura está intimamente envolvido com a manipulação.

"Este é um dia triste para o futebol europeu", disse, nesta segunda-feira, Rob Wainwright, diretor da organização policial da União Europeia, a Europol. Ele afirmou que a investigação descobriu "atividades de manipulação de resultados em uma escala que não vimos antes"

A investigação apontou lucros de 8 milhões de euros nas apostas e pagamentos de 2 milhões de euros em subornos a jogadores e árbitros, o que já levou a vários processos. Wainwright disse que o envolvimento do crime organizado "destaca um grande problema para a integridade do futebol na Europa".

Ele afirmou que uma rede criminosa baseada em Cingapura estava envolvida na manipulação de resultados e gastou até 100 mil euros por partida para subornar jogadores e árbitros.

Ainda não está claro quantos dos jogos mencionados nesta segunda foram revelados em escândalos anteriores de manipulação de resultados em países como Alemanha e Itália.

Wainwright e outros envolvidos nas investigações se recusaram a identificar qualquer um dos suspeitos, jogadores ou partidas envolvidos, citando que as investigações ainda estão em curso.

Ele disse que enquanto muitas partidas manipuladas já eram conhecidas, a investigação da Europol comprovou o envolvimento generalizado do crime organizado no esquema fraudulento. "Esta é a primeira vez que estabelecemos provas substanciais de que crime organizado já está operando no mundo do futebol", afirmou.

Wainwright ressaltou que agora há um "esforço concentrado" em todo o mundo do futebol para combater a corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]