• Carregando...
Cláudio Tencati, 53 meses no Tubarão, instabilidade rara no futebol brasileiro. | ROBERTO CUSTODIO / Jornal de Londrina
Cláudio Tencati, 53 meses no Tubarão, instabilidade rara no futebol brasileiro.| Foto: ROBERTO CUSTODIO / Jornal de Londrina

No dia 22 de maio de 2011, o técnico Cláudio Tencati fazia seu primeiro jogo oficial no comando do Londrina. A goleada de 3 a 0 diante do São José – pela Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense – marcou início de uma longa jornada que ainda não chegou ao fim. Mais de quatro anos depois, dois acessos e quatro títulos, o treinador chega ao seu jogo de número 150 pelo Tubarão, já visando a próxima meta: o retorno do LEC para a Série B do Brasileirão.

A impressionante marca de Tencati será atingida neste domingo (27), às 16 horas, quando o Londrina encara o Madureira no estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro. Já classificado para as quartas de final da Série C, o LEC está muito próximo de alcançar a segunda divisão nacional. Nada mal para quem assumiu um time desacreditado e sem muitas perspectivas.

Tencati se tornou técnico do LEC em abril de 2011, aceitando convite de Sérgio Malucelli, gestor de futebol do Tubarão. Antes, havia treinado o Cianorte, Paranavaí e equipes da base do Iraty e do próprio Londrina. A aposta de Malucelli se revelou certeira. O time conquistou o título da Divisão de Acesso de 2011, os títulos do interior de 2013 e de 2015, o Campeonato Paranaense de 2014 e o acesso para a Série C deste ano.

Com 53 meses no comando, Tencati é o treinador que mais tempo dirigiu o Londrina de forma ininterrupta na história. Ele superou a marca de Jorge Scaff, que chegou a ficar 28 meses seguidos treinando o Tubarão. Segundo levantamento feito pelo site Bola Furada, o LEC de Tencati somou 77 vitórias, 39 empates e 33 derrotas; um aproveitamento de 60%. Em 149 jogos, foram 226 gols marcados (média de 1,5 por partida) e 122 sofridos (média de 0,8 por jogo).

Primeiro colocado do grupo B, com 31 pontos, o Londrina tem um a mais do que o vice-líder Tupi. O Tubarão garante a liderança da chave com um empate, desde que a equipe mineira não vença o Brasil de Pelotas em Juiz de Fora. O LEC pode até perder para o Madureira que mantém a liderança no caso de um tropeço do Tupi.

Se ficar em primeiro lugar, o Londrina enfrenta na próxima fase o quarto colocado do grupo A, que neste momento é o Confiança, com 28 pontos. O time sergipano ainda pode ser ultrapassado pelo América-RN, que tem dois pontos a menos. Na última rodada, os dois enfrentam equipes sem chances de avançar. O Confiança joga fora contra o Salgueiro e o América recebe o Botafogo-PB em Natal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]