• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Herói do título do Toledo na Taça Barcímio Júnior – o primeiro turno do Paranaense 2019 –, o goleiro André Luiz foi o jogador mais ovacionado pela torcida do Porco no Couto Pereira.

Do segundo lance das arquibancadas dos visitantes, a mãe do arqueiro de 22 anos gritava ‘te amo’, sem parar, enquanto o filho se aproximava do fosso para comemorar a improvável conquista, que acabara de ser levantada no centro do gramado.

Sob coro de “É, Santo André...”, o responsável por duas defesas de pênalti respondia: “Também te amo, mãe”.

Natural de Laranjeiras do Sul, a menos de 200 km de Toledo, André Luiz é filho da persistência. Considerado baixo para a posição, ele é daqueles que ganha alguns centímetros na papeleta oficial ao vestir as chuteiras.

>>>CARNEIRO NETO: Coritiba tinha obrigação de vencer, mas perdeu da forma mais trágica possível

A dúvida, contudo, acabou neste domingo (24). “Muitos não acreditavam em nós, não acreditavam em mim, por ser baixo (1,79 m), por ter baixa estatura para um goleiro. Mas esse é um tabu que precisa ser quebrado”, afirma o ágil camisa 1.

Não foi só na decisão – André também fez defesas complicadas nos 90 minutos –, o goleiro, tido como a joia do clube, carrega fama de milagreiro em toda a campanha no Estadual.

“É Santo André, sim”, confirma o zagueiro e capitão Fandinho. “Pelo amor de Deus. Não foi só o que ele fez hoje [domingo], mas no decorrer do campeonato também. Em pelo menos quatro jogos que empatamos ele jogou muito. Pega o DVD pra ver, ele fechou o gol, tem cada milagre que nem a gente acreditou”.

“Por ser baixo, ele tem um tempo de bola extremamente preciso. Ele se sobrepõe na qualidade”, elogia o defensor.

Nos instantes antes do início das cobranças, o próprio Wilson, ídolo do Coxa, deu moral para o mais novo santo toledense. E nem o camisa 84 conseguiu marcar – isolou à lá Roberto Baggio.

“Tenho um carinho muito grande por ele. É sensacional como pessoa e, como profissional, acho a personalidade dele incrível. E quando estava vindo para as cobranças me elogiou, deu parabéns, um carinho muito grande”, conta André, que não soube explicar a estratégia para parar Igor Jesus e Juan Alano.

O baixinho mostrou que a altura poder ficar em segundo plano. “Confiei em Deus. Só confiei”.

Futuro

André Luiz tem contrato com o Toledo até dezembro de 2020, mas não espere que o arqueiro permaneça no Toledo após o Paranaense. Há quatro anos no clube, ele já está na mira de times da Série B. No mínimo, garante o presidente do Porco, Carlos Dulaba.

“Ele já está sendo bem procurado. Só precisa pôr para jogar. Tenho certeza que o diferencial ele fará dentro de campo”, diz.

“Quatro, cinco times da Série B estão atrás dele e também um da Série A. É mérito do trabalho dele. O melhor para ele é o que o Toledo quer”, fala.

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]