• Carregando...
Barça conquistou a Liga dos Campeões pela quinta vez na história | KAI PFAFFENBACH/REUTERS
Barça conquistou a Liga dos Campeões pela quinta vez na história| Foto: KAI PFAFFENBACH/REUTERS

O Barcelona é pentacampeão da Liga dos Campeões da Europa. Na tarde desta sábado (8), o time espanhol bateu a Juventus por 3 a 1 e conquistou o título do principal torneio de clubes do mundo. A vitória ainda garante aos espanhóis a Tríplice Coroa na temporada 2014/15, já que a equipe também conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei.

Veja as imagens do título do Barcelona sobre a Juventus

Na final disputada em Berlim, na Alemanha, o Barça saiu na frente logo aos 3 minutos com o croata Rakitic. A Juventus chegou ao empate no segundo tempo com Morata, aos 9. E quando os italianos estavam melhor no jogo e pressionavam, o Barcelona chegou ao segundo gol: Messi chutou, o goleiro Buffon espalmou e Luis Suárez aproveitou o rebote para balançar a rede,aos 23.

Neymar apareceu mais na reta final da partida. Primeiro, teve um gol acertadamente anulado aos 25 minutos. Ele marcou de cabeça, mas a bola desviou em sua mão antes de entrar. Já nos acréscimos, aos 51, o brasileiro aproveitou um contra-ataque, saiu na cara do gol e marcou o gol que sacramentou o título.

O brasileiro, que já a tinha a Libertadores da América no currículo (conquistada com o Santos em 2011), agora comemora a Liga dos Campeões. Ele é o nono jogador a alcançar o feito. Neymar ainda terminou como um dos artilheiros da competição: dez gols ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo.

Outros quatro brasileiros fazem parte do elenco campeão continental. Daniel Alves ficou com o título pela terceira vez, já que também estava nas campanhas de 2009 e 2011. O paranaense Adriano chegou ao bi, enquanto Rafinha e Douglas estreiam como vencedores.

Os títulos anteriores do time catalão haviam sido conquistados em 1992, 2006, 2009 e 2011. Assim, a equipe se junta a Liverpool e Bayern Munique no ranking dos principais campeões do torneio, ficando apenas atrás do Milan, com sete, e Real Madrid, com 10.

Brasileiros Douglas, Adriano, Rafinha, Daniel Alves e Neymar comemoram a conquistaEfe

O jogo

Um gol do Barcelona logo aos três minutos colocou em xeque todo o poderio do sistema defensivo da Juventus, até então o menos vazado da competição. Após bela troca de passes pelo lado esquerdo, Neymar enfiou para Iniesta dentro da grande área. O camisa 8 serviu Rakitic, sem marcação, chutar com o gol aberto para abrir o placar na grande final.

Mesmo após a vantagem na partida, a pressão do time catalão continuou em campo. Com uma posse de bola que, às vezes, beirou os 80%, a equipe espanhola impôs seu jogo com boas trocas de passes e, se não fosse o goleiro Buffon, poderia ter ido para os vestiários com um marcador mais amplo.

O goleiro italiano, por exemplo, evitou gol certo de Daniel Alves em bela defesa aos 12 min. Depois, aos 40 min, Buffon espalmou chute perigoso de Suárez já dentro da área. Recuada, a Juventus só conseguiu ameaçar o goleiro Ter Stegen quando roubou a bola ainda no campo de ataque e encontrou a defesa adversária desorganizada. Só assim, Morata e Marchisio conseguiram finalizar com perigo, mas sem sucesso.

Porém, logo no começo da etapa final, esta estratégia acabou resultando no gol de empate da equipe italiana. Aos 9 min, após forte marcação pressão na saída de bola do Barcelona, Lichtsteiner cruzou para Tévez, que girou sobre a marcação e chutou forte para boa defesa parcial do goleiro Ter Stegen. No rebote, Morata, sozinho, só teve o trabalho de chutar a bola para o gol vazio e empatar o jogo.

O gol animou a Juventus, que se aproveitou do único momento instável do Barcelona no jogo e, por pouco, não conseguiu a virada. E, quando a equipe italiana era melhor no confronto, o time espanhol chegou ao gol do título.

Aos 23 min, após rápido contra-ataque, Messi carregou a bola desde o meio de campo, fintou a marcação e chutou cruzado para bela defesa do goleiro Buffon. Mas, Suárez pegou o rebote e chutou no alto para colocar o Barcelona novamente em vantagem no placar.

Minutos depois, Neymar chegou a marcar, de cabeça, o terceiro gol dos espanhóis após cruzamento de Jordi Alba. Mas, no meio do caminho, a bola bateu na mão do atacante brasileiro e o árbitro anulou a jogada.

No fim, a Juve colocou Llorente e Coman e pressionou o Barcelona até o apito final. Mas somente Marchisio, em chute de fora da área, exigiu defesa do goleiro ter Stegen.

Nos acréscimos, Neymar recebeu passe de Pedro e selou os 3 a 1 em chute cruzado já dentro da área.

  • Barcelona conquistou a Liga dos Campeões pela quinta vez e levou a taça definitivamente
  • Croata Rakitic fez o primeiro gol do jogo em Berlin
  • Espanhol Morata empatou para os italianos
  • Suárez colocou o Barça na frente após rebote de Buffon
  • Neymar bate forte para fechar o jogo em 3 a 1
  • Neymar é abraçado pelos companheiros no início da festa catalã
  • Jogadores do Barça aplaudem o time da Juventus
  • Pogba consola Pirlo, que chorou ao fim do jogo em Berlim
  • Xavi, que fez seu último jogo pelo Barcelona, entrou no lugar de Inieste e recebeu a faixa de capitão
  • O Trio MSN terminou a temporada com 122 e a Tríplice Coroa (Espanhol, Copa do Rei e Liga)
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]