• Carregando...
Fernando Gabriel passou a formar um trio de armadores com Lúcio Flávio e Paulinho Oliveira | Hugo Harada / Gazeta do Povo
Fernando Gabriel passou a formar um trio de armadores com Lúcio Flávio e Paulinho Oliveira| Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo

Uma peça na engrenagem do técnico Milton Men­­des tem sido fundamen­­tal na recuperação do Paraná no Estadual: o meia Fernando Gabriel. As duas vitórias, sobre Operário e Prudentópolis, não vieram somente por força da mudança de esquema tático, tão destacado por atletas e comissão técnica, mas em grande parte pela participação ativa do jogador que começou a temporada no banco de reservas.

INFOGRÁFICO: Confira como joga e como jogava o Tricolor antes de emendar duas vitórias consecutivas

No momento em que o treinador decidiu pela troca de dois atacantes por dois meias – o modelo saiu de um 4-3-3 para um 4-2-3-1 – e lançou mão de Fernando Gabriel ao lado de Lúcio Flávio e Paulinho Oliveira, os gols começaram a sair. E não foram poucos. Seis em apenas duas partidas, sendo três em cada (3 a 1 em Ponta Grossa e 3 a 0 sobre o Prudentópolis).

O interessante é que em quatro desses tentos o meia esteve envolvido direta ou indiretamente. Contra o Operário, foram duas assistências, ambas para Giancarlo, sendo uma com a bola rolando e outra em cobrança de escanteio. Diante do Prudentópolis, foi ainda mais ativo. Além da falta cobrada que originou o tento de Brinner, ele marcou o segundo gol paranista.

Com Fernando Gabriel, o Tricolor também ganha uma opção extra nas jogadas de bola parada, não sobrecarregando Lúcio Flávio. Com os dois em campo, as alternativas aumentam. Tanto que metade dos seis gols saiu assim: dois de escanteio e outro de falta.

Os gols não só tiraram o Paraná da parte inferior da tabela, como demonstraram uma evolução dentro de campo, o que o técnico Milton Mendes classificou de "ascendente".

Fernando Gabriel também comemora essa curva de crescimento. "Não é só vir aqui e ganhar. Temos de mostrar alguma coisa legal. Estamos com um bom entrosamento no meio de campo. Estamos felizes com isso", comentou o jogador após a vitória sobre o Prudentópolis.

Para o jogo contra o Ara­­pongas amanhã, às 22 horas, no interior do estado, o treinador vai manter essa trinca. A única alteração será na zaga, já que Naylhor está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e deve dar lugar a Júnior Lopes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]