• Carregando...
 | Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta do Povo

Uma vitória contra o Icasa na noite desta terça-feira (18), às 19h30, em Juazeiro do Norte, pode zerar definitivamente as chances de rebaixamento do Paraná na Série B. Caso o Tricolor vença os cearenses e o América-RN perca para a Ponte Preta, também nesta terça, às 21h, em Campinas, o time comandado por Ricardinho dizima, matematicamente, qualquer possibilidade de queda para a Série C.

O triunfo sobre o Verdão do Cariri garantiria ainda tranquilidade para o Tricolor enfrentar, durante a semana, o cansaço referente a 5 mil quilômetros de viagens. Após encarar o Icasa, a equipe segue viagem para Bragança Paulista, onde encara o Bragantino, sexta-feira (21), às 21h, antes de voltar para Curitiba. O Paraná encerra a competição sábado (29), enfrentando o América-RN, na Vila Capanema.

Escalações

O treinador Ricardinho deve repetir, pela primeira vez em 14 rodadas, o time do Paraná por duas rodadas consecutivas. Desde que assumiu a equipe, em setembro, o técnico ainda não realizou o feito. Agora, em Juazeiro do Norte, a tendência é de que o Tricolor repita a escalação que bateu o Atlético-GO, por 2 a 0, na última terça (18). O zagueiro Alisson, com uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, segue vetado. O volante Lucas Otávio, liberado pelo departamento médico, fica à disposição, porém deve ficar no banco.

Já Vladimir de Jesus, técnico do Icasa, teve problemas na hora de montar o time que enfrenta o Paraná. Isto porque o técnico não pôde realizar o treinamento que estava marcado para a manhã de segunda-feira (17), por causa de uma reunião dos jogadores com a diretoria. A bronca do elenco é em relação a três meses de salários atrasados. No período da tarde, entretanto, o time treinou normalmente. Os jogadores ainda ameaçam não entrar em campo, o que faria com que o time sub 20 atuasse. Caso optem por jogar, Vladimir de Jesus deve repetir o time que perdeu para o América-RN, no último sábado (15).

Chave da vitória

Apostar na velocidade dos contra-ataques, contra um rival em desespero, é a chave do triunfo. Caberá ao Tricolor se postar bem na defesa, explorando os erros adversários. Uma postura demasiadamente defensiva, porém, pode resultar em mais um revés como visitante.

Melhor e pior cenário

Uma vitória sobre o Verdão do Cariri, aliada ao resultado de vitória da vice-líder Ponte Preta sobre o América-RN, em Campinas, livra o Paraná matematicamente do rebaixamento para o terceiro escalão nacional.

Por outro lado, um revés para o Icasa, somado a vitória do Mecão sobre a Macaca, derrubaria novamente para dois pontos a margem paranista sobre a área da degola e daria sequência ao calvário tricolor na reta final de Série B.

Histórico

Paraná e Icasa se enfrentaram, ao todo, em sete oportunidades. São quatro vitórias paranistas, um empate e dois triunfos cearenses.

No primeiro turno

Campanha

O Tricolor é o atual 13º colocado, com 44 pontos. O desempenho nas últimas cinco partidas reflete o desempenho irregular do time na atual Série B: foram duas vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe chega à reta decisiva da competição a cinco pontos da área da degola, porém ainda com risco de rebaixamento, pois enfrenta três adversários diretos na batalha contra a queda.

O Icasa está na 18ª posição, na zoa de rebaixamento, com 39 pontos. A situação dos cearenses é crítica: além da posição na tabela, os atletas ameaçam entrar em greve nesta reta final da Série B por conta de salários atrasados. Nas últimas cinco partidas, no entanto, o desempenho do Verdão do Cariri supera o paranista: são três vitórias, um empate e uma derrota.Curiosidades

Na vitória por 1 a 0 no primeiro turno, o volante Lucas Otávio, o meia Marcos Serrato e o atacante Tiago Alves eram peças chave da equipe comandada por Claudinei Oliveira. O último, aliás, marcou o gol da vitória e era o principal destaque ofensivo do time. Agora, três meses depois e sob o comando de Ricardinho, o trio perdeu espaço. Lucas Otávio e Tiago Alves viraram opções de segundo tempo. Serrato, por sua vez, luta para figurar até mesmo entre os suplentes.

O árbitro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]