• Carregando...
Capitão Lucio Flavio cobra para o Paraná não errar mais na Série B | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Capitão Lucio Flavio cobra para o Paraná não errar mais na Série B| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Estatísticas mostram que Paraná só depende de si

Independentemente do resultado do julgamento do América-MG no pleno do STJD, as estatísticas das últimas oito edições da Série B demonstram que, na pior das hipóteses, o Paraná ainda dependeria somente de si mesmo para se salvar.

Bastaria ao Tricolor vencer as últimas seis partidas que tem na Vila Capanema para afastar qualquer chance de descenso.

Em 2011, ano em que o primeiro rebaixado teve a maior pontuação desde que a competição passou a ser disputada em pontos corridos — em 2006 —, o Icasa caiu com 47 pontos.

As estatísticas apontam com maior exatidão a situação tricolor. No cenário atual, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) classifica o Paraná como a sétima equipe com mais chances de cair (6,3%). Mesma posição em que o coloca o site Chance de gol, entretanto, com porcentagem menor (apenas 1,8%).

A primeira oportunidade para tentar reverter essa situação acontece contra o Oeste, na próxima terça-feira (7), às 19h30, na Vila, onde o Tricolor não perde há oito jogos.

A tentativa de o América-MG de recuperar nesta quinta-feira (02), no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os 21 pontos perdidos na Série B pela inscrição irregular do lateral Eduardo pode aproximar ainda mais o Paraná da zona de rebaixamento da Série B. O jogador do Coelho atuou em uma partida e esteve no banco em outras quatro de forma irregular.

Se a equipe mineira recuperar a totalidade dos pontos ou parte deles o Tricolor desce uma posição na tabela e pode ficar a cinco pontos da ZR - atualmente, o time do técnico Ricardinho é o 14º, a sete pontos da área de degola.

Entretanto, a situação pode ficar ainda mais perigosa para a equipe paranista se o Coelho recuperar os pontos e o América-RN vencer o Joinville no complemento da 27ª rodada, sábado (4). Neste cenário, o Tricolor fica a uma distância de apenas três pontos da zona de rebaixamento, na 16ª colocação.

O que aumenta ainda mais a responsabilidade do grupo na partida de terça-feira (7), contra o Oeste, na Vila Capanema. Se o julgamento e combinação de resultados for contra o Paraná, o time não tem outra opção a não ser vencer o Oeste, terça-feira, na Vila Capanema, para não entrar na zona de rebaixamento.

Os próprios jogadores assumiram, após o empate em 2 a 2 cedido aos 45 do segundo tempo para a Ponte Preta, que a equipe tem melhorar o aproveitamento nas 11 rodadas finais para terminar a temporada sem maiores sustos. "A cada partida que passa, o número de jogos vai caindo e a dificuldade aumenta", reconhece o capitão Lúcio Flávio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]