• Carregando...
Ricardo Conceição é o segundo jogador paranista que mais finaliza a gol | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Ricardo Conceição é o segundo jogador paranista que mais finaliza a gol| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

BID liberado

O meia-atacante Felipe Amorim está liberado para atuar pelo Paraná. O jogador de 22 anos foi emprestado pelo Goiás até o dia 30 de novembro e teve o contrato publicado no BID da CBF. Com passagem pela seleção brasileira sub-20 nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, Amorim disputa posição com Rubinho no meio de campo, com quem alternou posição no treino de ontem, ou com Léo na função de segundo atacante. Ele é um dos favoritos para estar entre os relacionados para o jogo de sábado, contra o Avaí, em Florianópolis.

Uma das características do Paraná treinado por Dado Cavalcanti envolveu uma mudança de postura do principal marcador do time. Ricardo Conceição deixou de apenas parar os atacantes rivais para arriscar algumas finalizações. Um dos chutes encontrou o caminho do gol no empate por 2 a 2 contra o América-MG, na última rodada. Mesmo assim, ele admite que o time tem de encorpar o setor de criação.

"Precisamos melhorar as transições para o ataque. Temos uma defesa sólida, mas precisamos de tranquilidade na hora de botar o companheiro em condições de fazer gol. Até criamos muitas chances, mas a conclusão não tem sido tão boa", explicou Conceição.

Os números do volante no fundamento finalização também chamam a atenção. Ele é o segundo colocado no quesito, com 16 chutes ou cabeçadas a gol, contra 18 do líder Rubinho, que joga mais à frente, com a responsabilidade da criação. Por consequência, só é superado pelo próprio Rubinho e pelo também meia Ronaldo em finalizações certas, seis contra cinco, e novamente por Rubinho em finalizações erradas, 12 contra 11. As estatísticas são do site Footstats.

Tal presença é facilmente visível em campo quando o volante vira válvula de escape para a armação de jogadas e aparece como elemento surpresa – atitude publicamente elogiada pelo técnico Dado Cavalcanti, que pede também para o jogador arriscar arremates de longa distância.

Foi justamente de fora da área que Ricardo Conceição marcou seu primeiro gol na Série B, aproveitando bola levantada por Rubinho do lado esquerdo e batendo de primeira. "Eu estava buscando há tempos esse gol. Espero que venha mais na sequência", afirmou ele, sobre o gol ante os mineiros. "Temos de ter consciência disso [da necessidade de não desperdiçar as oportunidades], pois teremos jogos em que precisaremos decidir em apenas uma ou duas chances", alertou Conceição, com a autoridade de quem a cada dia ganha mais moral com Dado Cavalcanti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]