Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Futebol

São Paulo divulga áudio polêmico que culminou na renúncia do presidente

Gravação mostra Carlos Miguel Aidar oferecendo parte da comissão recebida pela contratação de jogador da Portuguesa ao vice de futebol Ataíde Gil Guerrero

O São Paulo divulgou nesta quinta-feira o áudio gravado da conversa entre o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro, com o então presidente do clube, Carlos Miguel Aidar. O material foi o estopim da crise política ocorrida em outubro que causou a renúncia do mandatário, envolvido em acusações de corrupção e desvio de dinheiro durante a gestão de um ano e meio no clube.

A gravação foi realizada na noite de sábado, dia 3 de outubro, na sala da presidência, no Morumbi. Ataíde levou um gravador guardado no paletó para produzir provas contra Aidar. O então presidente motivava desconfiança do vice de futebol por desviar dinheiro de transferências, cobrar comissões e favorecer a namorada, Cinira Maturana, em contratos do clube.

Ataíde decidiu gravar a conversa para produzir provas que fizessem Aidar se afastar no clube. No material de 17 minutos, reproduzido no CT da Barra Funda na manhã desta quinta-feira, alguns trechos estão inaudíveis pela má qualidade da gravação. O dirigente afirmou que decidiu levar o gravador escondido depois de o ex-presidente oferecer que repartissem a comissão pela contratação de um jogador da Portuguesa.

Na gravação, os dois falam primeiramente sobre a divisão política do clube até Ataíde retomar uma conversa realizada dias antes, quando Aidar lhe ofereceu repartir a comissão pela vinda de Gustavo Cascardo da Portuguesa, que tem como empresário um cliente do escritório de advocacia do ex-presidente. “Ele paga honorários para mim. Só isso. E eu repasso a você em dinheiro. Não é nem em cheque, não tem rastro nenhum, nem para você, nem para mim”, diz Aidar no áudio.

Minutos depois, Aidar afirma que o então vice-presidente de comunicações e marketing, Douglas Schwartzmann, tinha por hábito pedir 15% de comissão em todos os contratos do clube. O ex-mandatário ainda escuta do vice de futebol a acusação de favorecer a namorada no contrato com a Under Armour para fornecimento de material esportivo. “Caiu nas minhas mãos o acordo que a Cinira fez com a Under Armour. Ela recebeu R$ 1 milhão e dez parcelas de R$ 500 mil, a última termina em julho de 2019.”

Durante a apresentação do áudio, Ataíde afirmou que decidiu gravar o então presidente por estar irritado com uma série de irregularidades na gestão, como, por exemplo, desvio de dinheiro em outras transferências anteriores de jogadores como Douglas e Denilson, além de decidir e resolver sozinho as contratações de Alan Kardec e Wesley sem consultar o departamento de futebol.

O áudio foi gravado dois dias antes dos dois dirigentes brigarem durante reunião da diretoria em hotel na capital paulista. O episódio da discussão e também a gravação são alvo de investigação da Comissão de Ética do clube, formada por cinco membros. O grupo teve alterações em três dos integrantes nesta semana.

A gravação foi divulgada pela primeira vez na manhã desta quinta-feira para a imprensa. Os conselheiros do São Paulo e demais membros da diretoria do clube ainda não tiveram acesso à reprodução do material.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.