• Carregando...

Depois da festa no Pan-Americano, as seleções brasileiras de ginástica artística voltam a competir na disputa mais importante da temporada: o Mundial de Stuttgart, na Alemanha, que valerá vagas nas Olimpíadas 2008 e terá 24 equipes, com mais de 500 atletas. A briga começa neste sábado, com as primeiras apresentações das mulheres por equipes, mas o Brasil só se apresenta a partir de domingo, quando as meninas farão sua estréia. No dia seguinte, será a vez dos homens, também por equipes.

A delegação verde-amarela, que comemorou um desempenho excelente na competição do último ano, na Dinamarca, espera classificar toda a equipe feminina e dois ginastas para Pequim.

Para isso, é fundamental que as meninas, que conquistaram um inédito sétimo lugar por equipes no último ano, voltem a ter uma boa atuação, já que os 12 melhores times estão garantidos nos Jogos. Entre os meninos, a missão é mais difícil: após a 18ª posição em 2006, o objetivo é subir até cinco posições e conquistar duas vagas.

- Não dá para sonhar com o 12º lugar. Evoluímos muito neste último ano, mas, se tudo der certo, conseguiremos ficar entre o 13º e o 15º lugar, que são suficientes para classificar dois atletas (escolhidos pela confederação nacional) para as Olimpíadas - explica o ginasta Diego Hypolito, por telefone, de Stuttgart.

Mesmo que não consiga superar o resultado de 2006, a equipe masculina dificilmente ficará sem representantes em Pequim, já que as equipes que ficarem entr o 16º e o 18º lugar terão direito a mandar um atleta para os Jogos. Além disso, haverá mais sete vagas em jogo, uma para o atleta campeão individual, as seis restantes para os campeões por aparelhos.

Entre as meninas, a confiança é total, já que um reforço de peso está de volta à seleção: Daiane dos Santos se recuperou da lesão no tornozelo esquerdo que a tirou do Pan e está pronta para ajudar a equipe a garantir a sua classificação.

- A Daiane ainda não está 100%, mas deve ter um bom desempenho no domingo. Ela está fazendo fisioterapia todos os dias e os resultados são cada vez melhores. Os resultados do Pan deixaram todos os atletas motivados. Sabemos que o nível é mais alto aqui (Stuttgart), mas esperamos uma boa atuação - diz Eliane Martins, supervisora de seleções.

Confira os integrantes da equipe brasileira no Mundial de Stuttgart

Atletas:

FemininoAna Cláudia SilvaDaiane dos SantosDaniele HypolitoEthiene FrancoKhiuani DiasLaís SouzaJade Barbosa

MasculinoArthur ZanettiCaio CostaDanilo Nogueira Diego HypolitoLuis Augusto dos AnjosMosiah RodriguesVictor Rosa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]