• Carregando...
Globo informa FPF que não fará oferta oficial para exibir o Paranaense 2020
| Foto: Gazeta do Povo

A Rede Globo não vai oficializar proposta pelos direitos de transmissão do Campeonato Paranaense 2020. A decisão foi comunicada ao presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, nesta quarta-feira (6), segundo apurou a reportagem.

Isso não significa, contudo, que o torneio fique no escuro, sem exibição. O primeiro jogo do Estadual está marcado para 18 de janeiro. "Não existe só a Globo, estamos conversando com outras TVs... O campeonato vai ter transmissão, seja por streaming ou televisão", garantiu Cury à Gazeta do Povo.

Até então, a Globo havia sinalizado com a possibilidade de exibir apenas as rodadas de mata-mata do campeonato, a partir das quartas de final. O valor estipulado foi de R$ 2 milhões — um terço dos R$ 6 milhões pagos por toda a disputa em 2019, conforme antecipou a Gazeta do Povo.

A reação da FPF foi negativa, tanto que a maioria dos clubes não havia sido informada oficialmente sobre as cifras, apenas sobre a dificuldade de negociação. A oferta, ainda que extraoficial, nem sequer foi respondida à emissora e provavelmente seria recusada.

Desde o conselho arbitral do Paranaense, no dia 18 de outubro, a questão já preocupa os clubes. O dinheiro proveniente da TV representa a maior parte das receitas, especialmente dos times menores. Outra consequência da ausência da televisão é a redução drástica da vitrine para atrair patrocínios.

No ano passado, o Paranaense teve boa parte dos jogos transmitidos via internet, na plataforma Live FC. O streaming, no entanto, não representou receita significativa para as equipes.

Apesar da posição da Globo, não é possível descartar que a FPF retome a negociação caso não consiga oferta melhor no mercado. O Paranaense é transmitido em televisão aberta pela emissora há pelo menos duas décadas.

Tendência

A redução do espaço do futebol na TV aberta é uma tendência da Globo a partir da próxima temporada. O diretor de direitos de futebol, Fernando Manuel Pinto, nunca escondeu que é favorável à ampliação de datas para torneios nacionais.

Assim como o Paranaense, outros estaduais também não devem continuar na programação da Globo, por exemplo. Campeonatos considerados mais relevantes, como Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho, por outro lado, seguem com contrato vigente.

O assunto começou a ser repercutido em 2018, depois de uma declaração do presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, Mario Celso Petraglia.

“Quero adiantar pra vocês. A partir de 2020 a Globo não financiará, não comprará, nenhum campeonato estadual. O último é o próximo [2019]. A Globo não quer mais campeonatos estaduais. É deficitário. Ela quer antecipar o calendário do Brasileiro para fevereiro e vender pay-per-view e publicidade do Brasileiro”, disse Petraglia à época, em entrevista à rádio Transamérica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]