• Carregando...

Em Florianópolis

Figueirense x Palmeiras

O Palmeiras que é líder do Brasileiro e hoje pega o Figueirense, às 22 horas, encontrou uma justificativa para ter alcançado o topo do campeonato. No clube, é quase um consenso que a saída do chileno Valdivia, então ídolo intocável da equipe, fez o time deslanchar na tabela.

Desde a comissão técnica, passando por alguns jogadores e até pela cúpula do clube, todos dizem que a evolução tem relação com a saída do meia, que foi para o futebol árabe e rendeu cerca de R$ 16 milhões aos cofres do clube.

A explicação é a seguinte: sem Valdivia, o time passou a jogar melhor coletivamente. Na época em que ele estava no time, centralizava muito o jogo.

O time que pega o Figueirense esta noite treinou em Florianópolis. Os jogadores também festejam a evolução. "A marcação melhorou, mas o mérito é de todos. O Vanderlei cobra muito que os homens de frente exerçam pressão já no ataque", disse o atacante Alex Mineiro.

Já o time catarinense (14º colocado, com 32 pontos), após vencer o Vasco por 4 a 2 em São Januário, adotou o discurso da vaga na Sul-Americana. O volante Gomes, que cumpriu suspensão, volta na vaga de Alex Cazumba.

* * * * * * *

Em Porto Alegre

Grêmio x Santos

O Santos tenta repetir hoje à noite, a partir das 22 horas, contra o Grêmio, sua única alegria plena como visitante no Brasileiro-08. Foi em Porto Alegre, no dia 30 de julho, que o time conseguiu seu solitário triunfo fora de casa no torneio. Em 13 jogos longe da Vila Belmiro, o clube foi derrotado oito vezes, empatou quatro, e venceu o Internacional (1 a 0).

A tentativa de repetir o resultado em terras gaúchas fará o Santos adotar a mesma tática usada contra o maior rival do Grêmio: jogará fechado e apostará nos contra-ataques. "A forma de jogar depende de cada partida. Normalmente as equipes enfrentam o Grêmio assim [defensivamente]. E não vai ser diferente conosco", disse o técnico Márcio Fernandes. A única mudança no Peixe em relação ao time que bateu o Atlético (4 a 0) no sábado será na lateral-esquerda. Kléber, na seleção, será substituído por Fábio Santos ou Carleto.

No Grêmio, o zagueiro Léo e o meia Tcheco, suspensos, e o meia Souza e o atacante Perea, contundidos, são os desfalques. Jean deve entrar na zaga. Soares segue no ataque ao lado de Morales. Douglas Costa, que estreou na vitória contra o Botafogo (2 a 1), agradou e será mantido no time.

* * * * * *

No Recife

Sport x Vasco

O contraste é o mote do jogo, às 22 horas, no Recife: o lanterna Vasco, com 26 pontos e ameaçadíssimo de rebaixamento, vai à Ilha do Retiro para enfrentar o tranqüilo Sport, que tem 39 pontos e, já classificado para a Libertadores, usa o Brasileiro como treino de luxo para 2009 – o técnico Nelsinho Baptista, inclusive, deu uma bronca nos jogadores, que vêm relaxando demais, na sua opinião.

No Vasco, o clima político segue atrapalhando. Opositor da gestão Dinamite no Vasco, o ex-presidente Eurico Miranda disse que – se ganhar carta branca para comandar o futebol – livre o clube do rebaixamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]