• Carregando...
Novak Djokovic beija o troféu conquistado em Londres, admite frustração por não jogar a final, mas festeja temporada vitoriosa | Andy Rain/EFE
Novak Djokovic beija o troféu conquistado em Londres, admite frustração por não jogar a final, mas festeja temporada vitoriosa| Foto: Andy Rain/EFE

O sérvio Novak Djokovic conquistou o título do ATP Finals sem precisar fazer força. Seu oponente, o suíço Roger Federer sentiu dores nas costas e desistiu de entrar em quadra ontem, em Londres, para a decisão. O resultado foi o tricampeonato de Djokovick no torneio que reúne os oito melhores da temporada e encerra o calendário do circuito profissional.

Bastante frustrado, Federer foi até a quadra uma hora antes do embate para explicar sua desistência ao público — que tinha assistido ao confronto derradeiro das duplas. Ele lamentou não ter condições físicas de atuar.

Número 2 do mundo, o suíço tentaria buscar seu sétimo título do ATP Finals, do qual já é recordista de conquistas. A partida também seria uma reedição da decisão de Wimbledon, vencida pelo sérvio em uma dura batalha de cinco sets, no começo de julho, também em Londres. Agora, no histórico do confronto, o suíço tem apenas uma vitória de vantagem sobre o sérvio: 19 a 18.

Federer avançou à final com uma virada incrível sobre o compatriota Stanislas Wawrinka no dia anterior. Os dois passaram quase três horas dentro de quadra. O longo e equilibrado duelo deve ter contribuído para o mal-estar do veterano de 33 anos.

E ele ainda tem mais uma decisão na temporada. Ao lado de Wawrinka, Federer terá a chance de dar ao seu país o primeiro título da Copa Davis. O troféu será disputado com a França, a partir de sexta-feira, em Lille. É um dos raros troféus que o astro suíço anos ainda não conquistou.

Para Djokovic, que, assim como Federer, chegou invicto à final deste domingo, foi o quarto título na história do torneio e o terceiro seguido — ganhou também em 2008. Com as três vitórias ainda na primeira fase da disputa em Londres, ele assegurou a condição de número 1 do mundo, que era ameaçada justamente pelo suíço, terminando mais uma temporada na liderança do ranking.

"Não era o que eu esperava. Desejo que ele se recupere e volte logo. É um jogo que todos queriam ter visto, entre o número um e dois do mundo", falou Djokovic, que fez uma partida de exibição de um set contra Andy Murray, para minimizar a frustração do público. "Não tenho disposição de comemorar, mas penso na temporada que foi muito boa", finalizou.

Duplas

O brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig não resistiram aos irmãos Bob e Mike Bryan ontem e ficaram com o vice-campeonato do torneio de duplas. Os dois tenistas norte-americanos, que formam a parceria número 1 do mundo e eram os favoritos, venceram de virada a decisão pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (5/7), 6/2 e 10/7.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]