• Carregando...
Jean foi titular na Copinha em 2014 e na estreia do Estadual 2015 | Felipe Rosa/Tribuna
Jean foi titular na Copinha em 2014 e na estreia do Estadual 2015| Foto: Felipe Rosa/Tribuna

Se na estreia do Paraná na Copa São Paulo de 2014 os pratas da casa ouvissem que, dentro de um ano, metade daquele time estaria entre os profissionais na primeira partida da equipe no Estadual, por mais otimistas que fossem, alguns duvidariam.

Mas foi o que aconteceu com o zagueiro Renan, os laterais Netinho e Yan, os volantes Jean e Leandro Vilela e o meia Lucas Pará no último sábado, na vitória por 3 a 1 sobre o Prudentópolis, na Vila Capanema.

Os números poderiam ser ainda mais expressivos. O zagueiro Alisson (emprestado ao Botafogo) e o meia Marcos Serrato (lesionado) também faziam parte do time que alcançou as quartas de final da Copinha. A rápida ascensão da garotada é o reflexo da nova política paranista.

Com graves problemas financeiros, a diretoria resolveu olhar para dentro de casa. O técnico Luciano Gusso, que era técnico da base, também foi "promovido". No clube, o elenco recheado de jovens é visto como o reconhecimento da nova filosofia.

"O clube tem de dar prioridade para a base. É a solução. E se o treinador já conhece [os garotos], adianta muito o processo", analisa o gerente de futebol, Marcus Vinícius.

Por já ter comandado muitos destes atletas na base, Gusso é tido como o profissional ideal para consolidá-los na equipe de cima.

"Foi uma semente plantada e estamos dando continuidade. Conhecer estes jovens facilita muito o trabalho", explica o comandante, que afirma estar preparado para lidar com as oscilações naturais aos principiantes.

"Temos de ter compreensão. Quando vão bem, é preciso mantê-los com os pés no chão. Quando o rendimento não for o esperado, tem de haver o suporte", complementa Gusso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]