• Carregando...
 | BRENDAN SMIALOWSKI/AFP
| Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

“Eu sou a América. Sou esta parte do país que não querem reconhecer. Mas se acostumem comigo: negro, seguro de mim mesmo, arrogante”. Bisneto de escravos, admirador e amigo de Malcolm X, Muhammad Ali, a lenda do boxe falecido na sexta-feira, aos 74 anos, também foi uma figura-chave na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

Nas décadas de 1940 e 1950, a cidade de Louisville, às margens do rio Ohio, onde Ali cresceu, no estado do Kentuckt, era um universo de segregação: no colégio, na igreja, nos espaços públicos, o mundo estava dividido em dois - um lado negro, o outro, branco.

Frases marcantes de Muhammad Ali

GALERIA: Fotos de Muhammad Ali

Lenda do esporte mundial, Muhammad Ali morre aos 74 anos

Leia a matéria completa

Se, com o passar dos anos, ele se tornou um ícone mundial, cuja imagem de velho sábio se reforçou com a longa luta contra o Parkinson, Muhammad Ali foi considerado por muito tempo por parte da opinião pública americana uma figura radical e excessiva.

“Sou o campeão do mundo dos pesos pesados, mas há bairros onde não posso morar”, disse, após conquistar seus primeiros títulos, o ouro olímpico em Roma-1960 e o campeonato mundial da AMB em 1964.

Desafiador sob os holofotes, tremendamente exposto, o boxeador multiplicaria suas declarações provocativas, vindo a se arrepender de algumas anos depois.

No começo dos anos 1960, Cassius Clay se aproximou do militante Malcolm X: “não sentia medo de nada. Isso me atraiu”.

A relação entre os dois homens, muito próxima, misturava esporte e questões raciais e políticas em uma época de revoltas e combates.

‘Vizinho’ de Muhammad Ali no cinturão dos melhores de todos os tempos, Eder Jofre lamenta morte do amigo

Leia a matéria completa

“Sob a tutela de Malcolm, Ali emergiu para o cenário internacional como um símbolo do orgulho e da independência negra”, escreveram Randy Roberts e Johnny Smith em um livro sobre estas duas personalidades únicas, intitulado “Blood Brothers” (Irmãos de Sangue).

Os dois mitos se estranharam em meio às profundas brechas do movimento Nação do Islã, que desembocariam no assassinato de Malcolm X, em fevereiro de 1965, aos 39 anos.

“Gostaria de ter dito a Malcolm que lamentava, que tinha razão em tantas coisas”, diria o campeão, décadas depois.

Vietnã

Em meados da década de 1960, o boxeador se converteu ao Islã e adotou o nome de Muhammad Ali.

O ano de 1967 foi um divisor de águas: ele se negou a engrossar as fileiras de soldados americanos que partiam para lutar no Vietnã. “Minha consciência não me deixará ir matar meus irmãos ou pobres pessoas famintas na lama pela grande e poderosa América”, disparou.

“Matá-los por que? Nunca me chamaram de crioulo, nunca me lincharam, nunca soltaram os cachorros sobre mim. Como eu poderia matar essa pobre gente? Que me coloquem na prisão!”, acrescentou.

A onda expansiva foi forte. Herói para alguns, traidor para outros, as opiniões se dividem.

O astro consegue escapar da prisão, mas é destituído de seus títulos e é proibido de lutar por três anos e meio.

Pelé e Obama prestam homenagens após morte de Muhammad Ali

Leia a matéria completa

“Muhammad Ali sacudiu o mundo. E isto foi algo bom para o mundo. E para todos nós. Falou quando outros não o faziam. Era um homem que lutou pelo que era justo”, destacou Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Jesse Jackson, militante da luta pelos direitos civis, resumiu assim a personalidade de Ali: “um campeão no ringue, um herói fora dele”.

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, foi um dos primeiros a prestar homenagens no Twitter a “um grande campeão e um homem formidável”. Mas há alguns meses, o ex-boxeador criticou a proposta de Trump de proibir temporariamente a entrada nos Estados Unidos de muçulmanos, após os atentados em Paris e San Bernardino. A ideia provocou um verdadeiro estrondo ao redor do mundo.

“Penso que nossos dirigentes políticos deveriam usar sua posição para ajudar na compreensão do Islã”, disse Ali na ocasião, relembrando com malícia ao extravagante bilionário que não podia ser acusado de ter sido “politicamente correto” ao longo de sua vida.

Frases marcantes de Muhammad Ali

Declarações mais marcantes de Muhammad Ali, lenda do boxe que morreu aos 74 anos na sexta-feira:

“Sou o maior”

(“I am the greatest”)

“Voa como uma borboleta e pica como uma abelha. Bora garoto, bate bate!” -- Citação que ouviu primeiro de Drew Bundini Brown, um dos seus treinadores.

(“Float like a butterfly, sting like a bee. Ohhhh. Rumble, young man, rumble.”)

“Não tenho problemas com os Vietcongs”.

(“I got no quarrel with them Vietcong”.)

“No ringue, há um juiz para acabar com a luta se um dos pugilistas corre risco de se machucar muito. O boxe não tem nada a ver com a guerra e suas metralhadoras, bazucas, granadas e bombardeiros” -- Em protesto contra a guerra do Vietnã, em Chicago (1967).

“Eles fizeram o que acharam certo e eu fiz o que eu achava certo” -- sobre a intenção do governo americano de colocá-lo na cadeia

(“They did what they thought was right, and I did what I thought was right.”

“Você não é tão estúpido quanto parece. Eu vi sua mulher” -- ao presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, antes do “Thrilla in Manila”, seu terceiro e último combate contra Joe Frazier.

(“You’re not as dumb as you look. I saw your wife.”)

“Vocês acham que o mundo ficou chocado com a renúncia de Nixon? Esperem até que eu dê uma surra em George Foreman. Voo como a borboleta e pico como a abelha. Seus socos não podem me atingir. Ele não pode bater no que não vê. Você me vê agora, depois não vê mais. Já lutei contra jacaré, baleia. Na semana passada, matei uma rocha, feri uma pedra e botei um tijolo no hospital. Sou maldoso, deixo a medicina doente” -- antes de reconquistar o título com vitória sobre Foreman, em 30 de outubro de 1974, em Kinshasa, no Zaire (hoje República Democrática do Congo).

(“You think the world was shocked when Nixon resigned? Wait till I whup George Foreman’s behind. Float like a butterfly sting like a bee, his hands can’t hit what his eyes can’t see. Now you see me, now you don’t, George thinks he will, but I know he won’t. I done wrassled with an alligator, I done tussled with a whale. Only last week I murdered a rock, injured a stone and hospitalized a brick. I’m so mean I make medicine sick.”)

“(Deus) me deu a doença de Parkinson para mostrar que eu era um homem como os demais, que tinha fragilidades como todo mundo. É tudo o que sou: um homem” -- em entrevista concedida em 1987.

(“He (God) gave me Parkinson’s syndrome to show me I’m just a man like everyone else. To show me I’ve got human frailties like everybody else does. That’s all I am: a man.”)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]