• Carregando...
José Aldo e Frank Edgar são os protagonistas do UFC 156 | Divulgação / UFC
José Aldo e Frank Edgar são os protagonistas do UFC 156| Foto: Divulgação / UFC

Ranking

O UFC irá criar um ranking de atletas para as oito categorias. A escala será feita em parceria com o site de estatísticas Fightmetric.com com base nos votos de 90 jornalistas especializados após cada evento. "Fica mais fácil para fãs casuais, que estão começando a acompanhar o MMA", disse Dana White, presidente do UFC.

Apesar de ser citado com frequência no mundo das artes marciais mistas (MMA), o termo "superluta" está mais para algo hipotético, com pouca probabilidade de acontecer, do que uma situação real. Não é o caso do combate principal do UFC 156, na madrugada deste domingo, por volta das 2 horas (horário de Brasília), em Las Vegas, nos Estados Unidos.

INFOGRÁFICO: Confira os detalhes do card principal do UFC 156

O encontro entre o brasileiro José Aldo, campeão da categoria pena (até 66 kg), e o norte-americano Frankie Edgar, que carregou o cinturão dos leves (até 70 kg) por quase três anos, traz em sua essência essa definição.

No manual das lutas, o primeiro – e mais importante – ingrediente para uma superluta é a qualidade dos lutadores. E isso é inquestionável no confronto de amanhã.

O amazonense José Aldo, por exemplo, só foi derrotado uma vez na carreira, em 2005, quando tinha apenas um ano de profissionalismo. Edgar, por sua vez, já provou seus predicados derrotando nomes de destaque como o ex-campeão BJ Penn (duas vezes) e Gray Maynard. Entre nocaute e luta da noite no UFC, ele acumula seis prêmios.

Outro ponto essencial para a utilização do termo é o nível de empolgação que o duelo pode trazer. Isso começa bem antes mesmo de a grade do octógono se fechar, logo após o anúncio do card. Quando Aldo x Edgar foi divulgado pela primeira vez, ainda no ano passado, a expectativa já era muito alta. Porém como o brasileiro se acidentou de moto e a luta foi transferida do Rio de Janeiro para Las Vegas, esse sentimento aumentou exponencialmente por parte dos fãs.

O terceiro e último mandamento para uma superluta é a imprevisibilidade. Mesmo com José Aldo cotado como favorito nas casas de apostas, uma vitória do norte-americano não pode ser considerada zebra, já que o histórico do lutador é exemplar. Fato que deixa o combate aberto – e ainda mais interessante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]