• Carregando...

Dez meses depois de conquistar o inédito título mundial de taekwondo até 72 quilos, a paranaense Natália Falavigna voltará a pisar em um tatame fora do país. Na próxima sexta-feira, ela disputará o Aberto dos Estados Unidos, em Dallas. Neste período, Natália, lutou apenas uma vez nos Jogos Abertos do Interior, em outubro, em Botucatu.

Doze atletas estão inscritas na categoria dos pesos médios. Natália confia em um bom resultado, principalmente por estar mais magra.

"Treinei bem em Londrina, especialmente na parte técnica. Também estou mais leve e mais veloz. Mudei de nutricionista e os resultados apareceram. Estou bem abaixo do meu limite de peso, pesando 69,4 quilos. No Mundial da Espanha, estava com 71. E cheguei a passar dos 72 nestes tempos em que nada acontecia", admite.

Natália considera fundamental lutar no exterior dentro do projeto de brigar por uma medalha nos Jogos Pan-Americanos e nas Olimpíadas de Pequim em 2008.

"Este intercâmbio é necessário para que eu possa me comparar às minhas adversárias. Americanas, canadenses e mexicanas estão sempre de olho umas nas outras, por causa da proximidade entre esses países. Para mim, tudo estava mais difícil. Agora, felizmente, consegui apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Taekwondo para lutar lá fora."

O Aberto dos Estados Unidos reunirá centenas de participantes de todo o mundo e será o primeiro torneio que Natália disputará com as novas regras introduzidas desde 1º de janeiro pela Federação Internacional de Taekwondo. Entre elas, as alterações no sistema de pontuação. Os combates continuam sendo realizados em três rounds de dois minutos, mas acabam quando um dos lutadores alcança 12 pontos ou abre diferença de sete.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]